Busca avançada
Ano de início
Entree

A política externa mexicana de direitos humanos e o processo de democratização (1988-2006)

Processo: 07/52233-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2007
Data de Término da vigência: 30 de abril de 2009
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Ciência Política - Política Internacional
Pesquisador responsável:Rafael Antonio Duarte Villa
Beneficiário:Bruno Boti Bernardi
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Democracia   México   Política externa
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Democratizacao | Mexico | Politica Externa | Pontos De Veto | Processo Decisorio

Resumo

A partir de uma perspectiva teórica que agrega Teoria de Relações Internacionais e Análise de Política Externa, o principal objetivo desta pesquisa é o de analisar de que forma a transição democrática no México foi determinante ou não para as mudanças de política externa do governo Vicente Fox. A hipótese do estudo é a de que a transição democrática não implicou uma política externa mais ativa no governo Fox. A causa disso está no processo de fragmentação e complexificação do processo decisório que representou uma multiplicação de pontos de veto, os quais aumentaram a estabilidade das políticas, dificultando mudanças do status quo, a despeito das intenções e esforços do governo de ampliar compromissos internacionais para consolidar domesticamente as suas políticas preferidas novas (lógica dos efeitos de tipo lock-in). Em outras palavras, a associação entre a mudança do regime político, com a democratização, e as mudanças na política externa não é necessária; não é obrigatório que a liberalização política doméstica implique maior ativismo da política externa. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
BERNARDI, Bruno Boti. O processo de democratização e a política externa mexicana de direitos humanos: uma análise ao longo de duas décadas (1988-2006). 2009. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH/SBD) São Paulo.