Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo do efeito da fragmentacao e isolamento espacial de especies vegetais bioindicadoras de regeneracao em ilhas do litoral de sao paulo.

Processo: 07/52452-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2007
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2009
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Geografia
Pesquisador responsável:Sueli Angelo Furlan
Beneficiário:Ricardo Sartorello
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Fragmentos florestais
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Desenho Da Conservacao | Fragmentos Florestais | Ilhas Do Litoral De Sao Paulo

Resumo

Vivenciamos de perto o drama da perda de florestas tropicais e, conseqüentemente, da biodiversidade mundial para a exploração agrícola, mineral e a ocupação urbana. No Brasil a situação é alarmante, as florestas amazônicas são derrubadas aos milhares de Km2 por ano e as matas atlânticas, antes um contínuo florestal que ocupava praticamente toda a faixa litorânea do Leste da costa brasileira, hoje não passa de um conjunto de fragmentos isolados, muitos com tamanhos extremamente reduzidos. A maior parte destes fragmentos está concentrada no Estado de São Paulo, sobre a proteção de unidades e conservação. Infelizmente, não se sabe cientificamente quais são as verdadeiras possibilidades de manutenção da diversidade de espécies em ambientes que foram extremamente fragmentados como é o caso da Mata Atlântica. Unidades de conservação têm sido criadas, mas com pouco conhecimento sobre as relações entre a área e a diversidade de espécies, bem como a área mínima para a sua conservação. Nesse sentido, a biogeografia de ilhas revela uma valiosa contribuição, podendo dar um suporte a alternativas adequadas para o desenho de áreas a serem protegidas, ajudando na formulação de políticas adequadas de conservação ambiental. O projeto de pesquisa atuará neste contexto com o estudo comparativo da ocorrência e distribuição de espécies vegetais bioindicadoras de diferentes estágios de sucessão ecológica no processo de regeneração, em matas de encosta, em ilhas rochosas do litoral paulista com diferentes áreas e distâncias da costa. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SARTORELLO, Ricardo. Ilhas do litoral norte do estado de São Paulo: paisagem e conservação. 2010. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH/SBD) São Paulo.