Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliacao temporal da composicao quimica das aguas de chuva,deposicao seca e material particulado inalavel: estudo aplicado a cidade de cuiaba-mt.

Processo: 07/51938-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2008
Data de Término da vigência: 30 de abril de 2009
Área de conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Geociências - Meteorologia
Pesquisador responsável:Adalgiza Fornaro
Beneficiário:Rodrigo Marques
Instituição Sede: Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Química atmosférica   Poluição do ar
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Aguas De Chuva | Material Particulado Inalavel | Poluicao Do Ar | Processos De Remocao | Quimica Da Atmosfera

Resumo

Nas últimas décadas a presença de grandes queimadas nas regiões central e norte do Brasil têm levado a graves conseqüências tanto locais como na contribuição para as mudanças climáticas globais. A cidade de Cuiabá é a capital do estado de Mato Grosso, conhecido por registrar um dos maiores índices de focos de queimadas no Brasil. Entretanto, no Brasil há poucos estudos que relacionem a emissão de poluentes atmosféricos das queimadas com a composição química de águas de chuva e material particulado inalável, especialmente para esta região. Assim, o presente projeto propõe o estudo da variação espaço-temporal da composição iônica da chuva (H+, Na+, K+, NH4+, Ca2+, Mg2+, Cl-, NO3-, SO42-, F- e ânions orgânicos) e, também, da variação temporal das propriedades físico-químicas do material particulado inalável (PM10 e PM2,5) em Cuiabá. Além disto, serão analisadas as possíveis correlações entre eventos de queimadas (estação seca de maio a setembro) e condições sinóticas na variabilidade dos parâmetros químicos das águas de chuva e físico-químicos do material particulado. Serão aplicados modelos estatísticos multivariados com o objetivo de relacionar as diferentes fontes destes componentes e de parâmetros meteorológicos. Finalmente, identificando-se os potenciais responsáveis pela poluição atmosférica existente em Cuiabá, será possível contribuir para a elaboração de ações para diminuir as emissões para a atmosfera e minimizar os problemas dela resultantes. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
MARQUES, Rodrigo. Avaliação temporal da composição química das águas de chuva e do material particulado inalável: estudo aplicado à Cuiabá-MT. 2011. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto Astronômico e Geofísico (IAG/SBD) São Paulo.