Busca avançada
Ano de início
Entree

Reagrupamento capacitado multicritério: aplicação ao problema de rotas de leitura de medidores de energia

Processo: 07/02604-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2007
Vigência (Término): 31 de março de 2009
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia de Produção - Pesquisa Operacional
Pesquisador responsável:Paulo Morelato França
Beneficiário:Laura Silva de Assis
Instituição-sede: Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação (FEEC). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Agrupamento de dados   Energia elétrica

Resumo

Este projeto de pesquisa se propõe a desenvolver uma metodologia eficiente para solucionar o problema de agrupamento capacitado multicritério (PACM). No contexto deste projeto o problema está ambientado em um problema de reagrupamento de lotes urbanos para efeito de leitura dos medidores de energia elétrica de concessionárias de distribuição de energia. A operação de leitura dos medidores é realizada sobre lotes geograficamente definidos e é desempenhada sobre rotas percorridas uma vez por mês pelos leituristas. Ocorre que o formato e o tamanho dos lotes vão ficando obsoletos com o passar do tempo. As modificações que vão sendo introduzidas por força do crescimento vegetativo do mercado, de seu adensamento, das transformações urbanas e da expansão do sistema elétrico tendem a desarranjar o equilíbrio entre lotes e desatualizar as rotas. É sob tal cenário que se impõe um reagrupamento dos lotes visando à diminuição dos custos operacionais de leitura, assim como a minimização dos custos e transtornos causados pelas modificações. O problema necessita um tratamento multicritério com risco de uma solução monocritério tornar inviável sua implementação prática.A metodologia proposta para solucionar este complexo problema de otimização combinatória multicritério é um algoritmo evolutivo multicritério híbrido baseado na metodologia SPEA2. Para isso é necessário desenvolver um algoritmo de agrupamento capacitado monocritério para resolver o problema de agrupamento capacitado (PAC)embutido. A população inicial do algoritmo evolutivo é criada por meio de algoritmos construtivos que estão discutidos na proposta.A eficácia do método a ser desenvolvido deverá ser testada sobre uma série de instâncias da literatura e, se possível, sobre uma rede real a ser obtida junto a uma concessionária de energia. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
ASSIS, Laura Silva de. Problema de reagrupamento capacitado. 2009. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.