Busca avançada
Ano de início
Entree

A producao de cuidado em saude mental na atencao basica a saude: um olhar dos trabalhadores sobre o acolhimento.

Processo: 07/00807-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2007
Data de Término da vigência: 22 de maio de 2008
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Enfermagem - Enfermagem Psiquiátrica
Pesquisador responsável:Luciana de Almeida Colvero
Beneficiário:Juliana Reale Caçapava Rodolpho
Instituição Sede: Escola de Enfermagem (EE). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Saúde mental   Acolhimento   Atenção primária à saúde
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:acolhimento | Atenção básica em saúde | Processo de Trabalho em Saúde | Saúde Mental | Saúde Mental

Resumo

No campo da saúde mental, a regionalização da rede de serviços permite um conhecimento maior dos problemas de uma dada população, favorecendo ações integradas que articulem estratégias de cuidado em todos os níveis de intervenção, evitando ao máximo a internação do usuário e trazendo-o de volta ao seu convívio social, para que exerça a sua cidadania e tenha garantidos os seus direitos à moradia, liberdade, trabalho, lazer. Assim, na Atenção Básica, os trabalhadores envolvidos na produção de cuidado em saúde mental devem responsabilizar-se pela apreensão ampliada das necessidades de saúde do usuário, com práticas que penetrem nas redes sociais da comunidade e utilizem os recursos da mesma para restituir o poder contratual do usuário e sua autonomia. Nesta direção, acreditamos na potencialidade do acolhimento para organizar o processo de trabalho nos serviços e qualificar as relações entre trabalhadores e usuários a partir de parâmetros humanitários, construindo um modelo assistencial centrado nas necessidades do usuário. Pretendemos, assim, analisar o processo de acolhimento realizado em uma unidade básica de saúde (UBS) - enquanto articulador do cuidado em saúde mental - identificando os saberes e práticas dos trabalhadores que orientam este processo e as facilidades e dificuldades que se estabelecem nas relações entre trabalhadores e usuários e trabalhadores entre si, a partir dele, no cotidiano do serviço. Trata-se de um estudo exploratório e descritivo, do tipo estudo de caso. A coleta de dados se dará a partir da técnica de grupo focal, desenvolvida com os trabalhadores de uma UBS do Distrito de Saúde da Freguesia do Ó/Brasilândia. A análise dos dados será realizada através da análise de conteúdo e do fluxograma analisador.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
CAÇAPAVA, Juliana Reale. O acolhimento e a produção do cuidado em saúde mental na atenção básica: uma cartografia do trabalho em equipe. 2008. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Escola de Enfermagem (EE/SBD) São Paulo.