Busca avançada
Ano de início
Entree

O problema de carregamento de contêineres com restrições de estabilidade de carga e de múltiplos destinos

Processo: 07/01299-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2007
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2009
Área de conhecimento:Engenharias - Engenharia de Produção - Pesquisa Operacional
Pesquisador responsável:Reinaldo Morabito Neto
Beneficiário:Leonardo Junqueira
Instituição Sede: Centro de Ciências Exatas e de Tecnologia (CCET). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Problemas de corte e empacotamento   Problemas de carregamento de contêineres   Programação matemática   Otimização combinatória
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Carregamento de Contêineres | Empacotamento | Estabilidade de Carga | Múltiplos Destinos | Programação Linear, Não-Linear, Mista e Dinâmica

Resumo

O objeto do presente projeto de pesquisa é um caso particular dos problemas de corte e empacotamento, denominado problema de carregamento de contêineres (container loading problem). O problema consiste em arranjar itens (caixas retangulares) de vários tamanhos dentro de objetos maiores (contêineres, caminhões, vagões ferroviários) de maneira a otimizar uma função objetivo, por exemplo, maximizar o aproveitamento do espaço disponível. Nossa motivação para estudá-lo é que, além de ser um problema de otimização combinatória em geral de difícil solução exata (o problema é NP-difícil), ele é importante nas atividades logísticas de movimentação, armazenagem e transporte de produtos. Nossos principais objetivos neste projeto de pesquisa são: (i) desenvolver modelos de programação matemática para resolver os problemas de corte e empacotamento bi e tridimensionais com restrições de estabilidade de carga e de múltiplos destinos, (ii) pesquisar e desenvolver métodos para resolver estes problemas, e (iii) analisar e comparar os desempenhos entre os métodos existentes e os modelos desenvolvidos ao resolver exemplos da literatura, exemplos aleatórios, e em situações reais de carregamento de contêineres. Para isso, estudos de caso deverão ser realizados em sistemas reais de distribuição de produtos. O presente projeto é parte das atividades previstas no Projeto Temático "Teoria e Prática dos Problemas de Corte e Empacotamento" (processo número: 2006/03496-3), já aprovado pela FAPESP. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
JUNQUEIRA, LEONARDO; MORABITO, REINALDO; YAMASHITA, DENISE SATO. Three-dimensional container loading models with cargo stability and load bearing constraints. Computers & Operations Research, v. 39, n. 1, p. 12-pg., . (07/00209-6, 07/01299-9, 06/03496-3)
JUNQUEIRA, LEONARDO; MORABITO, REINALDO; YAMASHITA, DENISE SATO. Three-dimensional container loading models with cargo stability and load bearing constraints. Computers & Operations Research, v. 39, n. 1, SI, p. 74-85, . (06/03496-3, 07/01299-9, 07/00209-6)
LEONARDO JUNQUEIRA; REINALDO MORABITO; DENISE SATO YAMASHITA. Modelos de otimização para problemas de carregamento de contêineres com considerações de estabilidade e de empilhamento. Pesquisa Operacional, v. 30, n. 1, p. 73-98, . (07/00209-6, 06/03496-3, 07/01299-9)