Busca avançada
Ano de início
Entree

Aspectos da psicossexualidade e da personalidade de transexuais masculinos e femininos avaliados pelo teste projetivo szondi.

Processo: 07/51505-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2007
Data de Término da vigência: 30 de abril de 2009
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina
Pesquisador responsável:Berenice Bilharinho de Mendonça
Beneficiário:Elisa Del Rosario Ugarte Verduguez
Instituição Sede: Faculdade de Medicina (FM). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Pessoas transgênero   Transexualidade
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Identidade Psicossexual | Teste Szondi | Transexualismo

Resumo

Transexualismo é um distúrbio da Identidade sexual, com forte e persistente identificação com o sexo oposto e um descontentamento com a genitália e os caracteres sexuais secundários bem como com as atribuições sociais pertinentes ao sexo biológico. Estes pacientes buscam na transgenitalização e nos tratamentos hormonal e psicoterápico a harmonização de sua imagem corporal interna com a imagem corporal externa. É de fundamental importância que o diagnóstico do transexualimo seja correto uma vez que o tratamento de transgenitalização é irreversível. O teste Szondi foi escolhido com instrumento de avaliação psicossexual de transexualismo, porque o autor no seu estudo de psicossexualidade caracterizou as tendências masculinas (DUR) tais como rigidez, agressividade, racionalidade e as tendências femininas (MOLL) tais como ternura, docilidade e afetividade, em 499 homens e 307 mulheres heterossexuais. (Szondi, L 1970). Os objetivos da pesquisa são: determinar a identidade psicossexual dos 160 pacientes autodenominados transexuais, que procuram o ambulatório de transexualismo da Unidade de Endocrinologia do Desenvolvimento do HCFMUSP e avaliar e comparar os perfis psicossexuais de 14 pacientes, antes e após a cirurgia de trangenitalização através da análise dos aspectos estruturais e dinâmicos da personalidade pelo teste de Szondi e, desenvolver e aplicar questionário baseado nos critérios de definição do transexualismo de acordo com o DSM-IV (Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders). (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
VERDUGUEZ, Elisa Del Rosario Ugarte. Aspectos da psicossexualidade e da personalidade de pacientes autodenominados transexuais masculinos e femininos avaliados pelo teste projetivo de Szondi. 2009. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Medicina (FM/SBD) São Paulo.