Busca avançada
Ano de início
Entree

Merchandising social na telenovela brasileira: um diálogo possível entre ficção e realidade em Páginas da Vida

Processo: 07/51644-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2007
Data de Término da vigência: 31 de março de 2009
Área de conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Comunicação - Teoria da Comunicação
Pesquisador responsável:Maria Immacolata Vassallo de Lopes
Beneficiário:Alejandra Pia Nicolosi
Instituição Sede: Escola de Comunicações e Artes (ECA). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Telenovela   Análise do discurso   Ficção (gênero)   Merchandising
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Discurso | Ficcao | Merchandising Social | Realidade | Representacao | Telenovela

Resumo

O projeto tem como objetivo principal analisar o merchandising social como construção discursiva presente na telenovela brasileira, a fim de compreender as relações que se estabelecem entre a realidade e a ficção no processo de construção das representações sociais. O objeto empírico da pesquisa é a telenovela Páginas da Vida, de Manoel Carlos. Entretanto, as emissões do telejornal Jornal Nacional que divulgaram esse merchandising social também serão consideradas relevantes para a pesquisa. Propõe-se a adoção de quatro métodos de pesquisa: estudo de caso; observação: direta e indireta; análise de conteúdo e análise de discurso. O quadro de referência principal do projeto será a perspectiva teórica dos Estudos Culturais. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
NICOLOSI, Alejandra Pia. Merchandising social na telenovela brasileira. Um diálogo possível entre ficção e realidade em Páginas da Vida.. 2009. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Escola de Comunicações e Artes (ECA/SBD) São Paulo.