Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo dos mecanismos geneticos e celulares durante o processo de reparo tecidual em animais selecionados geneticamente para a maxima resposta inflamatoria aguda homozigotos para os alelos r e s do gene..

Processo: 07/51661-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2007
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2009
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Imunologia - Imunogenética
Pesquisador responsável:Marcelo de Franco
Beneficiário:Tatiane Aparecida Canhamero Gasparelo
Instituição Sede: Instituto Butantan. Secretaria da Saúde (São Paulo - Estado). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:03/05486-7 - Determinação de fatores genéticos que afetam a resistência ou susceptibilidade à carcinogênese química e à intensidade da resposta inflamatória aguda, empregando modelo de linhagens de camundongos, AP.TEM
Assunto(s):Cicatrização   Reparo tecidual   Resposta inflamatória   Macrófagos
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Cicatrizacao | Gene Slc11A1 | Macrofagos | Reparo Tecidual | Resposta Inflamatoria

Resumo

Linhagens de camundongos selecionadas geneticamente em nosso Laboratório para a máxima (AIRmax) ou mínima (AIRmin) resposta inflamatória aguda (AIR), apresentam-se como um modelo experimental muito interessante para o estudo dos mecanismos envolvidos no reparo tecidual. Os animais AIRmax apresentam uma completa regeneração tecidual, enquanto que animais AIRmin apenas cicatrizam, mas não reparam o tecido lesado. Baseado em um desequilíbrio de freqüência dos alelos do gene Slc11a1 (gene pleiotrópico relacionado à ativação macrofágica) nestes animais, foram produzidas sublinhagens de camundongos homozigotas para os alelos R e S deste gene: AIRmax Slc11a1RR; AIRmax Slc11a1SS; AIRmin Sld 1a1 RR e AIRmin Slc11a1SS, obtidas através de cruzamentos assistidos por genotipagem. Em um primeiro estudo, os animais da linhagem AIRmax portadores do alelo S, apresentaram uma completa regeneração do tecido comprometido, enquanto que os animais AIRmax portadores do alelo R apresentaram reparo tecidual, mas que não foi completo quando comparado aos animais portadores do alelo S. Em ambas as linhagens AIRmin, portadores tanto do alelo R como do alelo S, não apresentaram reparo do tecido. O principal objetivo deste trabalho é estudar a interação do gene Slc11a1 com os loci reguladores da resposta inflamatória, avaliando os mecanismos genéticos e celulares envolvidos na regeneração dos tecidos nos animais AIRmaxRR e AIRmaxSS. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
GASPARELO, Tatiane Aparecida Canhamero. Estudo dos mecanismos genéticos e celulares durante a fase inflamatória do processo de regeneração tecidual em animais selecionados geneticamente para a máxima resposta inflamatória aguda homozigotos para os alelos R ou S do gene Slc11a1.. 2009. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Ciências Biomédicas (ICB/SDI) São Paulo.