Busca avançada
Ano de início
Entree

Uma genealogia do "proceder" prisional a partir de um experimento antropológico

Processo: 07/51989-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2007
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2009
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Antropologia - Antropologia Urbana
Pesquisador responsável:Ana Lúcia Pastore Schritzmeyer
Beneficiário:Adalton Jose Marques
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Genealogia   Prisões   Prisioneiros
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Genealogia | Poder | Prisao | Prisioneiros | Proceder

Resumo

Neste projeto propomos apontar e analisar, a partir de uma pesquisa empírica, as relações entre regras de direito, mecanismos de poder e efeitos de verdade em torno de uma relação especifica e localizada que é o "proceder" - recortada, aqui, apenas às prisões. A hipótese central é a de que esse "proceder" produz associações e dissociações no interior das prisões, constituindo, assim, indivíduos através dos dispositivos que o põe em exercício, fazendo-o incidir sobre os corpos e atravessar a rede social. Neste experimento antropológico, conjuntamente ao teste desta hipótese, propomos uma avaliação de alguns conceitos por nós cunhados que cremos serem capazes de clarificar os dados empíricos, quais sejam, poder associativo/dissociativo, "homens de proceder"/ "homens de seguro" e "kripto seguro". Para tanto, realizaremos conversas informais e pesquisa etnográfica com presidiários, ex-presidiários, familiares e funcionários - através das Penitenciárias José Parada Neto, Desembargador Adriano Marrey e da Instituição Cláudio Amâncio -, além de pesquisa documental sobre a institucionalização do "seguro" em prisões de São Paulo, de registros de assassinatos entre presos e de aplicações da Lei nº 10.792/2003 - que legitima aos gestores públicos a utilização do Regime Disciplinar Diferenciado (RDD). (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
MARQUES, Adalton José. Crime, proceder, convívio-seguro: um experimento antropológico a partir de relações entre ladrões. 2010. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH/SBD) São Paulo.