Busca avançada
Ano de início
Entree

Contribuições teóricas e experimentais para canais com desvanecimento em ambientes correlacionados

Processo: 06/06825-8
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de maio de 2007
Vigência (Término): 31 de março de 2010
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Elétrica - Telecomunicações
Pesquisador responsável:Michel Daoud Yacoub
Beneficiário:Ugo Silva Dias
Instituição-sede: Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação (FEEC). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Probabilidade   Validação   Comunicações sem fio

Resumo

Em comunicações sem fio, um grande número de fatores afeta diretamente a qualidade do sinal recebido. A intensidade do sinal sofre freqüentes flutuações, ora proporcionando um sinal de boa qualidade, ora degradando-o. Torna-se, portanto, necessária uma caracterização mais precisa do sinal tanto teórica quanto prática, de forma que se possa ter uma melhor previsão de como será o seu comportamento quando sujeito a determinadas condições de propagação.Este projeto está dividido em duas partes, sendo uma teórica e outra experimental. A parte teórica visa aprofundar a caracterização do canal sem fio. A parte experimental objetiva, na medida do possível, validar a teoria através de medidas de campo. Dentre os canais de desvanecimento a serem investigados temos os canais $\alpha$-$\mu$, $\eta$-$\mu$ e $\kappa$-$\mu$, para cada um dos quais objetiva-se a obtenção de distribuições conjuntas de envoltórias e fase correlacionadas. De posse da função densidade de probabilidade (PDF) conjunta, os coeficientes de correlação espacial, temporal e de freqüência da envoltória, bem como os respectivos parâmetros de coerência, serão obtidos e analisados. Ainda, o coeficiente de correlação da fase também deverá ser obtido. Uma outra contribuição será generalizar, para ambientes anisotrópicos, as estatísticas de autocorrelação e espectro de potência da envoltória para canais Nakagami-m e Weibull. Uma última contribuição relacionada a esta parte seria a obtenção da correlação cruzada, em termos de parâmetros físicos, para as distribuições de Weibull, Rice e Hoyt.A segunda parte tem como propósito realizar medições de campo com o intuito de analisar e validar as expressões analíticas obtidas na primeira parte. Para este fim, o passo inicial será adaptar o sistema de medição utilizado no trabalho de mestrado do candidato para que ele seja capaz de receber duas ou mais portadoras simultaneamente.Este projeto pretende apresentar contribuições originais, tanto teóricas quanto experimentais, relacionadas aos fundamentos das comunicações sem fio, permitindo uma melhor caracterização dos fenômenos de rádio propagação e preenchendo, assim, lacunas ainda existentes nesse importante ramo de pesquisa.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DIAS, UGO SILVA; YACOUB, MICHEL DAOUD. The kappa-mu Phase-Envelope Joint Distribution. IEEE TRANSACTIONS ON COMMUNICATIONS, v. 58, n. 1, p. 40-45, JAN 2010. Citações Web of Science: 10.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
DIAS, Ugo Silva. Distribuição de fase e estatisticas correlacionadas em ambientes sem fio : teoria e validação experimental. 2010. Tese de Doutorado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.