Busca avançada
Ano de início
Entree

Formacao de professores e experiencia formativa: uma leitura a partir da perspectiva da teoria critica.

Processo: 07/52574-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2007
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2009
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação
Pesquisador responsável:Divino José da Silva
Beneficiário:Magda Rodrigues de Almeida
Instituição Sede: Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Presidente Prudente. Presidente Prudente , SP, Brasil
Assunto(s):Preconceito   Formação de professores   Teoria crítica
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Educacao | Experiencia Formativa | Formacao De Professores | Preconceito | Teoria Critica

Resumo

O nosso objetivo nesse projeto de pesquisa é pensar as contribuições de Adorno e Horkheimer para a formação de professores. Interessa-nos, particularmente, aspectos das teorias desenvolvidas por esses autores que contribuam para esclarecer o quanto nossas práticas formativas podem estar marcadas por crenças e valores e preconceitos. Como formar professores capazes de educar para a experiência em um mundo que a nega cada vez mais? O que significa formar na perspectiva que amplia a nossa experiência com o outro? Buscaremos pensar estas questões a partir de algumas obras de Adorno e Horkheimer. Trabalharemos com os escritos educacionais de Adorno que estão no livro "Educação e emancipação", "Dialética do Esclarecimento", escrito em pareceria com Horkheimer, bem como os livros "Eclipse da razão", e "Sociedad em transición: estúdios de filosofia social", ambos de Horkheimer. Recorreremos também à bibliografia e resultados de pesquisas contemporâneas (dissertações e teses) que tenham abordado esse tema, tendo por base os teóricos frankfurtianos. Destacamos as pesquisas desenvolvidas por José Leon Crochik na USP, especificamente sobre preconceito e educação, bem como aquelas desenvolvidas pelos pesquisadores da UFSCar, UNIMEP e UNESP de Araraquara. Privilegiaremos as pesquisas que tenham tratado exclusivamente do tema preconceito e educação. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
ALMEIDA, Magda Rodrigues de. Formação de professores e experiência formativa. 2009. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Ciências e Tecnologia. Presidente Prudente Presidente Prudente.