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Formação de professores e experiência formativa

Texto completo
Autor(es):
Magda Rodrigues de Almeida
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Dissertação de Mestrado
Imprenta: Presidente Prudente. 2014-06-11.
Instituição: Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Ciências e Tecnologia. Presidente Prudente
Data de defesa:
Orientador: Divino José da Silva
Resumo

Este trabalho se insere na Linha de Pesquisa: “Processos formativos, diferença e valores”. Ao longo desta dissertação, o nosso intuito foi argumentar em torno do predomínio da racionalidade científica em nossa cultura, a qual atinge a escola em seus diferentes níveis. Para sustentar esse argumento recorremos ao diagnóstico que os autores frankfurtianos fazem do poder que o conhecimento científico tem exercido sobre nós e o quanto ele determina nossa maneira de perceber e explicar a realidade que nos cerca, reduzido tudo ao cálculo dos conceitos e a perspectiva do resultado mais eficaz, mais produtivo. A escola e os espaços de formação de professores parecem não escapar a essa lógica, em que a formação foi reduzida a treinamento, à aquisição de competências e habilidades e à adaptação imediata às exigências da cultura contemporânea. O predomínio dessa racionalidade científica nos espaços de formação produziu o que Chauí denomina, metaforicamente, de morte do educador e da pedagogia como arte, visto que a formação foi reduzida à instrumentalização para o trabalho. Esta é uma pesquisa teórica em que buscamos pensar essa problemática a partir de alguns textos de Adorno e Horkheimer, entre eles destacamos “Dialética do Esclarecimento”, sobretudo, os capítulos “Indústria cultural: o esclarecimento como mistificação das massas”, “Elementos do antisemitismo: limites do esclarecimento”, além dos textos de Adorno sobre educação, publicados no Brasil com o título “Educação e Emancipação” e artigos de Max Horkheimer que estão no livro “Sociedad em transición: estudios de filosofia social”. Trabalhamos também com pesquisas que têm sido feitas sobre esses autores no Brasil e que são importantes para o aprofundamento do nosso tema... (AU)

Processo FAPESP: 07/52574-0 - Formacao de professores e experiencia formativa: uma leitura a partir da perspectiva da teoria critica.
Beneficiário:Magda Rodrigues de Almeida
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado