Auxílio à pesquisa 16/25982-9 - Educação matemática, Ensino de matemática - BV FAPESP
Busca avançada
Ano de início
Entree

Lesson Study: conhecimento e desenvolvimento profissional do professor que ensina matemática

Processo: 16/25982-9
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Programa Ensino Público
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2017
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2019
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Ensino-aprendizagem
Pesquisador responsável:Dario Fiorentini
Beneficiário:Dario Fiorentini
Instituição Sede: Faculdade de Educação (FE). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Pesquisadores associados:Ana Leticia Losano ; Antonio Roberto Barbutti ; Beatriz Fernanda Litoldo ; Carina Pauluci Vidal ; Carlos Miguel da Silva Ribeiro ; Flávia Oliveira Barreto da Silva ; Juscier Albertino Mamore de Melo ; Maria Aparecida de Jesus Salgado ; Marieli Vanessa Rediske de Almeida ; Ruth Léia Pereira de Farias ; Thais de Oliveira ; Valdete Aparecida do Amaral Miné ; Vanessa Ferreira Alves ; Vanessa Moreira Crecci ; Wellington Rabello de Araujo
Bolsa(s) vinculada(s):18/25623-4 - Lesson Study: conhecimento e desenvolvimento profissional do professor que ensina matemática: estudos de práticas de ensinar e aprender Matemática no ensino fundamental, BP.EP
18/25592-1 - Lesson Study: conhecimento e desenvolvimento profissional do professor que ensina Matemática: estudos de práticas de ensinar e aprender Matemática no ensino fundamental, BP.EP
17/17418-9 - Lesson Study: conhecimento e desenvolvimento profissional do professor que ensina matemática: estudo de práticas de ensinar e aprender matemática no ensino médio, BP.EP
+ mais bolsas vinculadas 17/17626-0 - Lesson Study: conhecimento e desenvolvimento profissional do professor que ensina Matemática: estudo de práticas de ensinar e aprender matemática no ensino médio, BP.EP
17/17629-0 - Lesson Study: conhecimento e desenvolvimento profissional do professor que ensina Matemática: estudo de práticas de ensinar e aprender Matemática nos anos iniciais do ensino fundamental, BP.EP
17/17726-5 - Lesson Study: conhecimento e desenvolvimento profissional do professor que ensina Matemática: estudo de práticas de ensinar e aprender matemática nos anos finais do ensino fundamental, BP.EP
17/17727-1 - Lesson Study: conhecimento e desenvolvimento profissional do professor que ensina Matemática: estudo de práticas de ensinar e aprender matemática nos anos finais do ensino fundamental, BP.EP
17/17729-4 - Lesson Study: conhecimento e desenvolvimento profissional do professor que ensina Matemática: estudo de práticas de ensinar e aprender matemática nos anos iniciais do ensino fundamental, BP.EP
17/17411-4 - Lesson Study: conhecimento e desenvolvimento profissional do professor que ensina matemática, BP.TT - menos bolsas vinculadas
Assunto(s):Educação matemática  Ensino de matemática  Ensino público  Desenvolvimento profissional  Capacitação de professores  Parceria colaborativa universidade-escola 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Conhecimento Profissional Docente | Desenvolvimento profissional docente | Ensino de Matemática | ensino público | Lesson Study | Professor que ensina matemática | Educação Matemática

Resumo

Este projeto vincula-se à linha Fapesp Ensino Público e tem, de um lado, como objetivo formativo promover o desenvolvimento profissional de professores que ensinam matemática em escolas públicas na região de Campinas, mediante um processo de estudo de aulas, envolvendo a colaboração entre universidade e escola. De outro lado, o projeto tem como objetivo investigativo, compreender como se dá esse processo de aprendizagem docente e de desenvolvimento profissional do professor que ensina matemática, com destaque para seu conhecimento profissional, e também, como acontece a melhoria da aprendizagem matemática dos alunos da escola. O projeto será desenvolvido no contexto do Grupo de Sábado (GdS) e serão constituídos três subgrupos de professores relativos: aos anos iniciais do Ensino Fundamental (EF); aos anos finais do EF e ao Ensino Médio. A metodologia de formação docente e de investigação a ser adotada baseia-se no processo internacionalmente conhecido como Lesson Study (LS). Neste projeto, tendo em vista a realidade brasileira e os objetivos da proposta, adaptamos esta metodologia prevendo um ciclo de LS de seis etapas: 1ª) identificação de um problema ou necessidade do professor no ensino da matemática; 2ª) estudo e problematização colaborativa do problema trazido pelo professor; 3ª) planejamento coletivo de aulas de intervenção; 4ª) desenvolvimento e observação/registro da aula; 5ª) reflexão/análise coletiva da aula desenvolvida; 6ª) estudo sistematização da experiência, envolvendo todas as fases precedentes. Espera-se como resultado, o desenvolvimento profissional dos professores participantes e a melhoria do ensino e da aprendizagem matemática de estudantes das escolas públicas participantes. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)