Busca avançada
Ano de início
Entree

A extensão universitária na formação inicial em educação física: a constituição dos saberes e as implicações formativas

Processo: 11/04516-6
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2011
Vigência (Término): 31 de outubro de 2012
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Fundamentos da Educação
Pesquisador responsável:Dagmar Aparecida Cynthia França Hunger
Beneficiário:Joice Mayumi Nozaki
Instituição-sede: Instituto de Biociências (IB). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Rio Claro. Rio Claro , SP, Brasil
Assunto(s):Formação de professores   Extensão universitária   Educação física

Resumo

A formação de professores é um assunto muito discutido nos últimos tempos, devido principalmente às dificuldades dos futuros docentes em relacionar: a teoria com a prática, a refletir sobre a docência, dentre outras questões. A partir dessa preocupação, esse estudo vem com o objetivo de investigar o papel da extensão universitária na formação inicial do licenciado pleno em Educação Física e suas implicações formativas, analisando a constituição dos saberes (da formação inicial, disciplinares, curriculares e experiências) definidos por Tardif (2008). Os sujeitos deste estudo serão alunos formados na Licenciatura Plena em Educação Física, de uma Universidade Pública, localizada no interior do Estado de São Paulo, que participaram de algum projeto de extensão universitária em 2005 e que permaneceram de 1 a 2 anos estagiando no projeto. A referência metodológica se pautará em uma pesquisa qualitativa e utilizará como instrumentos de pesquisa: a análise bibliográfica, o questionário e a entrevista semi-estruturada. Será realizada revisão bibliográfica tendo como foco principal a formação de professores e a questão dos saberes, bem como a produção específica sobre a extensão universitária. Enfim, espera-se que os resultados dessa pesquisa possam propiciar compreensões de como se processam os saberes, elencar quais são eles, se eles ocorrem ou não e por que, e como eles poderiam influenciar na ação cotidiana do profissional de Educação Física. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
NOZAKI, Joice Mayumi. Os significados e as implicações da extensão universitária na formação inicial e na atuação profissional em educação física. 2012. 135 f. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Instituto de Biociências (Campus de Rio Claro). Rio Claro.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.