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Os significados e as implicações da extensão universitária na formação inicial e na atuação profissional em educação física

Texto completo
Autor(es):
Joice Mayumi Nozaki
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Dissertação de Mestrado
Imprenta: Rio Claro. 135 f.
Instituição: Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Instituto de Biociências (Campus de Rio Claro).
Data de defesa:
Membros da banca:
Lilian Aparecida Ferreira; Mariangela da Rosa Afonso
Orientador: Dagmar Aparecida Cynthia França Hunger
Resumo

Na presente pesquisa objetivou-se analisar, sob a ótica dos profissionais de Educação Física, os significados e as implicações da Extensão Universitária na formação inicial e na atuação profissional. Os sujeitos foram compostos por 14 profissionais formados em Licenciatura Plena em Educação Física de 2005 a 2009, em uma Universidade Pública no interior do Estado de São Paulo e participaram de 1 a 2 anos de algum projeto de extensão universitária relacionado ao referido curso. A referência metodológica se pautou por uma pesquisa qualitativa, com análise bibliográfica e utilizou como instrumentos de coleta: o questionário e a entrevista semiestruturada. Os dados coletados foram discutidos à luz da literatura e emergiram como evidências dos depoimentos os seguintes temas: a formação profissional em Educação Física; as concepções, o papel formativo e os significados da Extensão Universitária; e as implicações da Extensão Universitária na formação e na atuação profissional em Educação Física. Constatou-se que a formação inicial tem se reconfigurado constantemente, sobretudo com relação aos seus objetivos acadêmicos e formativos, influenciando consequentemente a extensão universitária e a visão dos profissionais por ela formados. Os profissionais alegaram que a extensão universitária constitui-se da integração e da relação das práticas profissionais cotidianas com os conhecimentos acadêmicos, tendo peculiaridades como: estimuladora do desenvolvimento da habilidade social; articuladora do tripé da Educação Superior; laboratório experimental; e espaço de aprendizagem e formação contextualizada. Apresentaram que o ensino e a pesquisa ocorrem desvinculados da prática profissional, apontando para a necessidade de uma formação mais integrada. Em relação aos objetivos dos projetos da... (AU)

Processo FAPESP: 11/04516-6 - A extensão universitária na formação inicial em educação física: a constituição dos saberes e as implicações formativas
Beneficiário:Joice Mayumi Nozaki
Linha de fomento: Bolsas no Brasil - Mestrado