Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliacao de genotipos de trigo duro (triticum durum l.), tolerantes e sensiveis a toxicidade de aluminio, em diferentes locais do estado de sao paulo.

Processo: 07/53500-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2007
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2009
Área de conhecimento:Ciências Agrárias - Agronomia - Fitotecnia
Pesquisador responsável:Carlos Eduardo de Oliveira Camargo
Beneficiário:Allan Henrique da Silva
Instituição Sede: Instituto Agronômico (IAC). Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA). Secretaria de Agricultura e Abastecimento (São Paulo - Estado). Campinas , SP, Brasil
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Producao De Graos | Resistencia As Doencas | Solucoes Nutritivas

Resumo

A semolina extraída do trigo duro é empregada na elaboração de macarrão. O Brasil importa todo o trigo duro necessário à sua indústria. Este estudo objetiva avaliar genótipos de trigo duro em diferentes locais paulistas. Serão estabelecidos dois ensaios com 20 tratamentos, sendo 17 linhagens e três cultivares testemunhas, em cada ensaio. No ensaio I serão avaliadas linhagens de trigo duro oriundas do CIMMYT, México e no ensaio II serão estudadas linhagens provenientes do programa de melhoramento do IAC. Os dois ensaios serão instalados em Capão Bonito, Mococa e Tatuí, nos anos de 2007 e 2008. O delineamento experimental utilizado será o de bloco ao acaso, com quatro repetições e parcelas constituídas de seis linhas de 3 m, espaçadas de 0,2 m e densidade de 80 sementes viáveis por metro linear. Serão coletados dados de produção de grãos, altura da planta, resistência ao acamamento, ciclo da emergência ao florescimento e à maturação, resistência à ferrugem-da-folha, mancha-da-folha e oídio, comprimento da espiga, número de espiguetas por espiga, número de grãos por espiga e por espigueta e massa de cem grãos. Os genótipos serão avaliados quanto à tolerância à toxicidade de alumínio, em solução nutritiva. Todos os dados serão submetidos à análise de variância individual e em cada grupo de experimentos serão feitas análises de variância conjuntas. Os genótipos para cada característica avaliada serão comparados pelo teste de Tukey a 5%. Serão obtidas as correlações simples entre as características avaliadas. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)