Busca avançada
Ano de início
Entree

Por que aprender isso, professora? Análise do processo de atribuição de sentido pessoal a atividade de estudo de estudantes do ensino fundamental

Processo: 07/54255-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de dezembro de 2007
Data de Término da vigência: 30 de novembro de 2010
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia
Pesquisador responsável:Marilene Proença Rebello de Souza
Beneficiário:Flavia da Silva Ferreira Asbahr
Instituição Sede: Instituto de Psicologia (IP). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Psicologia escolar   Cotidiano escolar   Consciência (percepção)
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Atividade De Estudo | Consciencia | Cotidiano Escolar | Etnografia Educacional | Psicologia Escolar | Psicologia Historio Cultural

Resumo

O objetivo dessa pesquisa é investigar o processo de atribuição de sentido pessoal à atividade de estudo de estudantes do ensino básico público, especificamente alunos de 5º ano do primeiro ciclo de ensino fundamental. O embasamento teórico desse trabalho é a psicologia histórico-cultural, mais especificamente a contribuição dos autores que se dedicaram ao estudo da atividade humana. Esses autores partem do método materialista histórico dialético para a investigação do psiquismo humano. Esse método está presente, nessa pesquisa, na escolha temática, na orientação metodológica e na posterior análise dos dados de pesquisa. Em termos metodológicos inspiramo-nos no estudo de caso do tipo etnográfico e usaremos os seguintes procedimentos de investigação: análise de documentos escolares, observação participante do cotidiano escolar, encontros em grupo com os estudantes e realização de entrevistas com estudantes e professores. A pesquisa de campo possibilitará que um grande número de informações sobre a realidade pesquisada seja desvelado. Na leitura exaustiva dos registros de pesquisa, os dados serão organizados em categorias de análise, levando em conta as temáticas mais frequentes, os aspectos contraditórios, discrepantes, ausentes, complementares. Além disso, para que possamos compreender o processo de atribuição de sentido pessoal à atividade de estudo dos alunos será necessário analisar sua estrutura da atividade, ou seja, os motivos, as ações, os fins das ações e as operações realizadas pelos alunos. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
ASBAHR, Flavia da Silva Ferreira. Por que aprender isso, professora? Sentido pessoal e atividade de estudo na psicologia histórico-cultural. 2011. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Psicologia (IP/SBD) São Paulo.