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Socialização do conhecimento ou sociabilidade adaptativa: trabalho e educação diante das transformações do capitalismo contemporâneo

Processo: 06/58494-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2008
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2009
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Fundamentos da Educação
Pesquisador responsável:Lígia Márcia Martins
Beneficiário:Mauro Sala
Instituição Sede: Faculdade de Ciências e Letras (FCL). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araraquara. Araraquara , SP, Brasil
Assunto(s):Educação escolar   Desenvolvimento da personalidade   Sociabilidade   Socialização   Práticas pedagógicas
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Educacao Escolar | Formacao Da Personalidade | Sociabilidade Adaptativa | Socializacao Do Conhecimento

Resumo

Este projeto visa, a partir de uma análise comparativa, discutir qual o significado dado à educação escolar em algumas pedagogias que têm marcado o debate contemporâneo. O que pretendemos é, a partir, sobretudo, de revisão bibliográfica, discutir como algumas propostas pedagógicas contemporâneas deslocam o eixo central da educação escolar da transmissão de conhecimentos (socialização do conhecimento) para um processo de formação da personalidade para um mundo em constante transformação (sociabilidade adaptativa) que seria mediado, principalmente, pela prática pedagógica do trabalho em grupo, ressaltando e dando predomínio técnico-metodológico às ações interativas em detrimento do ensino-aprendizagem dos conhecimentos já historicamente sistematizados, buscando esclarecer como a partir desse deslocamento o próprio significado da escola também se altera, tomando-se uma instituição que já não se definiria pela transmissão dos conteúdos escolares, mas sim pela convivência e pelos contatos múltiplos que a criança pode desenvolver em seu interior. Assim, analisaremos alguns autores que são representativos deste debate na contemporaneidade, seja por influenciarem políticas públicas na área educacional (como o relatório da UNESCO organizado por Jacques Delors), por atuarem diretamente na formulação de leis e diretrizes para a educação (como César Coll, Juan Carlos Tedesco), ou por figurarem entre as teorias reivindicadas por esses autores como sendo suas bases de referência (como, sobretudo, Jean Piaget). (AU)

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Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SALA, Mauro. Socialização do conhecimento ou sociabilidade adaptativa: trabalho e educação diante das transformações do capitalismo contemporâneo. 2009. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Ciências e Letras. Araraquara Araraquara.