Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeitos de nanomateriais em corpos aquaticos e em sedimentos.

Processo: 07/54699-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2007
Data de Término da vigência: 31 de maio de 2011
Área de conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química
Pesquisador responsável:Wilson de Figueiredo Jardim
Beneficiário:Glauciene Paula de Souza Marcone
Instituição Sede: Instituto de Química (IQ). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Sedimentos   Dióxido de titânio   Nanotecnologia   Ecotoxicologia
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Corpos Aquaticos | Ecotoxicologia | Nanotecnologia | Prata Coloidal | Sedimentos | Tio2

Resumo

Nanociência e Nanotecnologia (N & N) envolvem processos, materiais e produtos numa escala que varia entre 0,1 a 100 nanômetros. As principais áreas de aplicação destes nanomateriais são na indústria alimentícia, eletrônica, farmacêutica, cosméticos, além de ser aplicada na área de saúde e de segurança, dentre outras. Em estudo publicado recentemente pelo NAE (Núcleo de Estudos Estratégicos) da presidência da república, foi estimado que a N&N movimentará mundialmente cerca de US$ 1 trilhão nos próximos 15 anos. Dentre os nanomateriais com potencial de aplicação em larga escala destacam-se o TiO2 e a prata coloidal, amplamente empregados em processos fotacalíticos e como bactericida, respectivamente. Entretanto, os avanços na pesquisa, produção e comercialização destes produtos não são acompanhados pela implementação de legislação específica para estes fins, bem como pelo conhecimento sobre os efeitos dos mesmos no ambiente e na saúde humana. Desta forma, este projeto tem como objetivo estudar as interações de nanopartículas semicondutoras de TiO2 e de prata coloidal, com as matrizes ambientais, água e sedimento, a fim de identificar os processos de transporte e transformação nestes compartimentos ambientais, bem como avaliar o comportamento ecotoxicológico dos mesmos. Os resultados obtidos poderão elucidar questões importantes sobre o comportamento dos nanomateriais usados comercialmente e aqueles sintetizados em escala laboratorial quando inseridos no ambiente, servindo como possível subsídio para o descarte e tratamento dos nanomateriais em questão. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MATHEUS P. PASCHOALINO; GLAUCIENE P. S. MARCONE; WILSON F. JARDIM. Os nanomateriais e a questão ambiental. Química Nova, v. 33, n. 2, p. 421-430, . (07/54699-4)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
MARCONE, Glauciene Paula de Souza. Avaliação da ecotoxicidade de nanopartículas de dióxido de titânio e prata. 2012. Tese de Doutorado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Química Campinas, SP.