Busca avançada
Ano de início
Entree

As reacoes europeias ao terrorismo: um estudo comparado do (re)posicionamento de intelectuais franceses e britanicos face ao islamismo.

Processo: 06/58612-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2007
Data de Término da vigência: 14 de julho de 2008
Área de conhecimento:Ciências Humanas - História - História Moderna e Contemporânea
Pesquisador responsável:Peter Robert Demant
Beneficiário:Pedro Henrique Bandeira Brancante Machado
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Securitização   Terrorismo   Comunitarismo
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Comunitarismo | Fundamentalismo Islamico | Securitizacao | Terrorismo

Resumo

A proposta desta pesquisa de mestrado é investigar os impactos da ascensão do terrorismo global na percepção sobre a presença e a integração das comunidades muçulmanas na França e no Reino Unido. O estudo será dividido em duas partes. Na primeira, será feita uma discussão historiográfica sobre as conseqüências dos fluxos de imigração e o papel da religião nas sociedades francesa e britânica, sobretudo a partir de meados dos anos 1980. A segunda parte, de caráter sociológico e comparativo, examinará as reações de diversos intelectuais públicos à ameaça terrorista, por meio da observação meticulosa de seus artigos, livros e entrevistas publicados entre setembro de 2001 e maio de 2006. O objetivo primordial do trabalho é identificar como o aumento do terrorismo no ocidente contribuiu para a constituição da percepção acerca da condição dos muçulmanos nas sociedades da França e do Reino Unido. Parte-se da hipótese de que os novos aspectos do combate ao terrorismo são vistos também pelo prisma do controle social (por exemplo, no cerceamento do proselitismo radical), embaralhando segurança interna e externa. Esta ligação, acompanhada pelo questionamento sobre a função possível - e desejável - da religião numa sociedade pós-industrial, move os intelectuais públicos (filósofos, acadêmicos, políticos, editorialistas e artistas) a refletirem sobre o melhor meio de garantir segurança e liberdade aos cidadãos numa realidade cada vez mais multicultural. Compreender suas propostas proporciona, por um lado, um indício do impacto causado pelo terrorismo em suas percepções e, por outro, certa previsibilidade sobre as políticas que provavelmente moldarão o futuro da integração - ou da segregação - dos muçulmanos europeus. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
MACHADO, Pedro Henrique Bandeira Brancante. Visões do islã europeu: uma análise do debate intelectual sobre a presença muçulmana na França. 2009. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH/SBD) São Paulo.