Busca avançada
Ano de início
Entree

Parametros hematologicos, inclusive bioquimica serica e plasmatica, de vacas leiteiras durante a gestacao e o periparto e avaliacao da transferencia de imunidade passiva a seus bezerros.

Processo: 06/59240-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2007
Data de Término da vigência: 30 de junho de 2009
Área de conhecimento:Ciências Agrárias - Medicina Veterinária - Clínica e Cirurgia Animal
Pesquisador responsável:José Jurandir Fagliari
Beneficiário:Péricles Ricardo Lacerda e Silva
Instituição Sede: Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias (FCAV). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Jaboticabal. Jaboticabal , SP, Brasil
Assunto(s):Imunização passiva   Bioquímica sérica
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Bioquimica Serica | Imunidade Passiva | Parametros Hematologicos | Periparto | Raca Holandesa | Vacas Gestantes

Resumo

Disfunções oriundas das alterações metabólicas que ocorrem durante a gestação e o periparto são comuns em vacas leiteiras modernas selecionadas para altas produções, conhecidos como doenças da produção; com freqüência incluem distúrbios como cetose, hipocalcemia e hipomagnesemia, bem como retenção de placenta, deslocamento de abomaso à esquerda, distocias e esteatose hepática. O objetivo do estudo é avaliar os parâmetros hematológicos, inclusive a bioquímica sérica e plasmática, de vacas leiteiras durante todo o período de gestação e no periparto, a fim de obter informações úteis na monitoração da saúde das fêmeas bovinas, diferenciando-os daqueles que ocorrem em alterações patológicas, bem como contribuir em pesquisas nas áreas de fisiologia e nutrição de vacas em tais estágios fisiológicos. Ademais, serão avaliadas clinica e laboratorialmente as intercorrências que ocorrerem durante a gestação e o periparto. Adicionalmente será avaliada a transferência de imunidade passiva em bezerros filhos dessas vacas. Serão estudados cinco grupos (G) constituídos de 15 de fêmeas bovinas por grupo, ou seja: novilhas de primeira gestação prenhes por inseminação artificial (IA) [G1]; vacas de segunda gestação prenhes por IA (G2) ou transferência de embrião (TE) [G3] e vacas de terceira gestação prenhes de IA (G4) ou TE (G5). Serão obtidas 13 amostras de sangue para exames bioquímicos, desde a IA ou TE até o pós-parto. Dos bezerros serão obtidas 4 amostras de sangue, ao nascimento e 24, 48 e 72 horas após, com intuito de verificar a transferência passiva de imunidade. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SILVA, Péricles Ricardo Lacerda e. Perfil sanguíneo de fêmeas bovinas em gestação e no periparto e avaliação da transferência de imunidade passiva aos descendentes. 2009. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias. Jaboticabal Jaboticabal.