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A formação do campo da moderna música popular brasileira: a legitimidade da Bossa Nova, da canção de protesto, e do tropicalismo (1958-1968)

Processo: 06/61137-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2007
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2011
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Sociologia - Outras Sociologias Específicas
Pesquisador responsável:Marcelo Siqueira Ridenti
Beneficiário:Daniela Ribas Ghezzi
Instituição Sede: Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Anos 60 | Campo Da Mpb | Legitimidade Artistico-Musical | Lutas Simbolicas | Producao Musical Brasileira

Resumo

O principal problema sociológico da pesquisa que ora proponho é compreender o processo de autonomização do campo da moderna música popular brasileira (ou campo da MPB), ligado ao contexto histórico-cultural do país. O objetivo é o de fazer uma interpretação sobre a gênese e a autonomização relativa do campo da MPB, constituído, segundo os pressupostos da pesquisa, a partir do surgimento da Bossa Nova. Conseqüentemente, surge à necessidade de compreender o processo segundo o qual algumas tendências da música popular brasileira teriam passado, após a Bossa Nova, a ser consideradas legitimas no campo da MPB, ao passo que outras tendências teriam sido consideradas ilegítimas. Para tanto, será necessário analisar algumas das tendências da produção musical nacional a partir de 1958 (ano em que a Bossa Nova surgiu), passando pela Canção de Protesto dos anos 60 (1960-1968) e pelo Tropicalismo (1967-1968), ambas veiculadas sobretudo pelos grandes Festivais de música (1965-1972). Pretende-se prospectar subsídios para uma nova compreensão de como se deu o processo de formação de alguns dos cânones de legitimidade (e as respectivas ilegitimidades criadas a partir deles) no campo da MPB, e também delimitar quais foram os principais critérios – de naturezas diversas - mobilizados pelos diferentes artistas na luta simbólica pelo poder legítimo no campo da moderna música popular brasileira. (AU)

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Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
GHEZZI, Daniela Ribas. Música em transe: o momento crítico da emergência da MPB (1958-1968). 2011. Tese de Doutorado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Filosofia e Ciências Humanas Campinas, SP.