Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeitos da neurotoxina mptp na estrutura do miocardio de camundongos c57/bl.

Processo: 07/50524-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de julho de 2007
Data de Término da vigência: 31 de maio de 2010
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Morfologia
Pesquisador responsável:Antonio Augusto Coppi Maciel Ribeiro
Beneficiário:Tais Harumi de Castro Sasahara
Instituição Sede: Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Estereologia   Neurologia veterinária   Doença de Parkinson
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Cardiomiopatia Veterinaria | Cirurgia Cardiaca Veterinaria | Desnervacao Cardiaca | Doenca De Parkinson | Estereologia | Neurologia Veterinaria

Resumo

A doença de Parkinson é caracterizada pela degeneração progressiva de neurônios dopaminérgicos na substância negra. Esta doença não ocasiona apenas uma desordem motora, mas também pode provocar uma disautonomia cardiovascular. Numerosos estudos têm demonstrado prejuízo na inervação simpática cardíaca em pacientes acometidos pela doença de Parkinson. A doença de Parkinson semelhante à humana pode ser experimentalmente induzida em ratos e camundongos com a administração das neurotoxinas 1-metil-1-4-fenit-1,2,3,6-tetrahidropirimidina (MPTP), 6-hidroxidopamina (6-OHDA) e rotenona. O objetivo deste estudo é verificar em camundongos tratados com MPTP os aspectos morfoquantitativos dos neurônios dopaminérgicos assim como da inervação cardíaca, com ênfase no número total e tamanho dos cardiomiócitos. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SASAHARA, TAIS H. C.; MACHADO, MARCIA R. F.. O efeito do 1-metil-4-fenil-1,2,3,6 tetrahidropiridina (MPTP) na morfologia do miocárdio de camundongo. Pesquisa Veterinária Brasileira, v. 39, n. 5, p. 364-370, . (07/50524-5)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SASAHARA, Tais Harumi de Castro. Efeitos da neurotoxina MPTP na estrutura do miocárdio de camundongos C57/BL. 2010. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ/SBD) São Paulo.