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Modernização e formação: projetos e educação profissional na escola técnica federal do Paraná entre as décadas de 30 e 60

Processo: 06/61739-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de julho de 2007
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2010
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Sociologia - Outras Sociologias Específicas
Pesquisador responsável:Aparecida Neri de Souza
Beneficiário:Maria Lúcia Büher Machado
Instituição Sede: Faculdade de Educação (FE). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:03/04023-3 - Trabalho e formação profissional no campo da cultura: professores, músicos e bailarinos, AP.TEM
Assunto(s):Ensino profissional e técnico   Educação profissionalizante   Formação profissional   Modernização
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Ensino Tecnico | Escola Tecnica | Formacao | Modernizacao | Relacoes Sociais De Genero

Resumo

O termo modernização, dotado de uma conotação positiva e associado à idéia de progresso, é constantemente empregado para caracterizar um conjunto de mudanças que deverão ocorrer na sociedade, como também para engendrar a adesão necessária à sua realização. A pesquisa para o doutoramento em educação se inscreve nesta problemática e pretende estudar os projetos de educação técnica e profissional, construídos nas décadas de 1930 e 1960, buscando apreender qual o sentido da modernização da sociedade brasileira. A análise será realizada a partir da Escola Técnica Federal do Paraná, posteriormente Centro Federal de Educação Tecnológica e atualmente Universidade Tecnológica Federal do Paraná, compreendendo que a partir de estudo de uma comunidade ou estado podemos desvelar aspectos encontrados na sociedade brasileira (Norbert Elias, 2000). O estudo interrogará os diferentes projetos de formação técnica, no sentido de apreender a construção de consentimentos, conflitos e contradições entre os diferentes grupos sociais (governantes, intelectuais, empresariado, representantes de professores e trabalhadores) em torno de projetos de modernização do país. A pesquisa também buscará compreender as clivagens e hierarquias sociais de sexo. Metodologicamente o estudo trabalhará com fonte escritas produzidas no período, a partir dos grupos envolvidos; e também com depoimentos orais de professores e estudantes que tenham trabalhado ou estudado na instituição entre os anos de 1930 e 1960. (AU)

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