Busca avançada
Ano de início
Entree

Diversidade bacteriana em terra preta antropogenica: construcao de bibliotecas e analise de clones do gene 16s rrna.

Processo: 06/06145-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2007
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2009
Área de conhecimento:Ciências Agrárias - Agronomia - Ciência do Solo
Pesquisador responsável:Danielle Gregorio Gomes Caldas
Beneficiário:Mateus de Souza Terceti
Instituição Sede: Centro de Energia Nuclear na Agricultura (CENA). Universidade de São Paulo (USP). Piracicaba , SP, Brasil
Assunto(s):Filogenia   Diversidade   Bibliotecas
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Anmazonia | Biblioteca | Diversidade | Filogenia | Ecologia Molecular Microbiana

Resumo

Na região da Amazônia ocorre um dos tipos de solos mais “férteis” do mundo achamada Terra Preta Arqueológica (TPA), também chamada de Terra Preta de Índio(TPA) devido ser encontrada em sítios arqueológicos, onde viveram grupos indígenaspré-históricos. A população microbiana nestes solos exerce um importante papel nosciclos biogeoquímicos e estão relacionadas com a decomposição da matéria orgânica.Uma importante característica da TPA é a significativa presença de carvão (CP)pirogênico. Estudos recentes têm verificado que a presença deste carvão aumenta acapacidade catiônica dos solos e que há vários tipos de microrganismos habitando suasuperfície, no entanto, não se sabem quais espécies seriam. Portanto, nada seconhece sobre a diversidade microbiana deste carvão pirogênico, de origemantropogênica em solos anteriormente populados por índios da Amazônia.A maioria dos estudos relacionados com a biodiversidade do solo utiliza, nasanálises, amostra integral de solo e isso proporciona pouco discernimento das origensespaciais das linhagens microbianas detectadas. Estudos evidenciaram que muitosprocessos microbianos no solo ocorrem em microambientes e que a análise isoladadeste microhabitat aumenta o número de organismos aí detectados. Agregados dosolo podem ser considerados um microambiente, sua formação engloba a associaçãode minerais, partículas de matéria orgânica, hifas fúngicas, raízes e no caso da TerraPreta Antropogênica (TPA), de carvão pirogênico em abundância, devido às atividadesantropogênicas anteriormente realizadas pelos índios. O objetivo do trabalho é estudara diversidade de comunidades bacterianas presentes nesses solos, em agregados eno carvão e comparar com aquelas, presentes em solos adjacentes. Através daconstrução de bibliotecas a partir do gene 16S rRNA, pode-se identificar as bactériaspredominantes (cultiváveis e não-cultiváveis) e realizar análises filogenéticas usando obanco de dados NCBI.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
TERCETI, Mateus de Souza. Diversidade bacteriana do gene 16S rRNA em carvão pirogênico de Terra Preta Antropogênica da Amazônia Central e Oriental. 2009. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Centro de Energia Nuclear na Agricultura (CENA/STB) Piracicaba.