Busca avançada
Ano de início
Entree

Analise da importancia do uso do arco facial na montagem de modelos para cirurgias ortognaticas bimaxilares.

Processo: 08/52582-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de novembro de 2008
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2010
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia - Cirurgia Buco-maxilo-facial
Pesquisador responsável:Roger William Fernandes Moreira
Beneficiário:Érica Cristina Marchiori
Instituição Sede: Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Piracicaba , SP, Brasil
Assunto(s):Cirurgia ortognática
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Cirurgia De Modelos | Cirurgia Ortognatica | Plano Oclusal

Resumo

Nas cirurgias ortognáticas bimaxilares, a literatura recomenda a utilização do arco facial para melhor reprodutibilidade do plano oclusal e, desta forma, obter modelos de gesso com plano oclusal igual ao do paciente. Porém, existem uma série de relatos que evidenciam complicações inerentes ao emprego desta técnica, como mau posicionamento, dificuldade da técnica, inexperiência do operador, que podem determinar falhas na reprodução do plano oclusal. Neste sentido, este trabalho visa avaliar se a montagem dos articuladores sem a utilização do arco facial (utilizando-se o plano de Camper) acarreta alterações significativas nas cirurgias de modelos para pacientes submetidos a cirurgias ortognáticas bimaxilares. Desta forma,, vinte pares de modelos em normoclusão serão montados em um mesmo articulador, simulando retrognatismo mandibular e excesso vertical de maxila, sem assimetrias, com trespasse horizontal de 10 mm e vertical de 2 mm. No grupo controle, 10 pares de modelos serão analisados com plano oclusal de 8º em relação ao braço superior do articulador, e no grupo de estudo, esta angulação será modificada para 15º. Utilizando-se a plataforma de Erickson para cirurgia de modelos, a posição do modelo superior será avaliada em sete medições diferentes antes e após a reposição superior de 10 mm da maxila, e através do teste t Student, será analisado se a modificação do plano oclusal pode comprometer ou não o resultado final. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MARCHIORI, ERICA CRISTINA; SANTOS, SAULO ELLERY; ASPRINO, LUCIANA; DE MORAES, MARCIO; FERNANDES MOREIRA, ROGER WILLIAM. Occurrence of dental avulsion and associated injuries in patients with facial trauma over a 9-year period. ORAL AND MAXILLOFACIAL SURGERY-HEIDELBERG, v. 17, n. 2, p. 8-pg., . (08/52582-5)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
MARCHIORI, Érica Cristina. Analise da importância da reprodução do plano oclusal na montagem de modelos em articulador semi-ajustável para cirurgia ortognática. 2010. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Odontologia de Piracicaba Campinas, SP.