Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo das ocorrencias de mortalidade infantil e a relacao com o espaco geografico na cidade de rio claro (sp).

Processo: 07/53640-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2007
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2009
Área de conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Geociências
Pesquisador responsável:Roberto Wagner Lourenço
Beneficiário:Maria Aparecida Vedovato
Instituição Sede: Faculdade de Ciências Médicas (FCM). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Mortalidade infantil   Política de saúde   Geoprocessamento   Geografia   Análise espacial
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Analise Espacial | Geografia | Geoprocessamento | Mortalidade Infantil | Politicas De Saude

Resumo

A ocorrência de mortalidade infantil (MI) em populações urbanas é um dado de grande importância para políticas de saúde pública, e a realização de estudos espaciais pode contribuir para o entendimento das causas contextuais, tendo em vista a distribuição territorial das ocorrências. Este projeto de pesquisa visa estudar a mortalidade infantil através da espacialização dos registros das ocorrências da natimortalidade (crianças nascidas mortas) e da mortalidade de crianças com até um ano de idade, e verificar a sua relação espacial com co-variáveis sócio-demográficas na área urbana do município de Rio Claro-SP. Para o desenvolvimento deste trabalho será utilizado técnicas e métodos geoprocessamento com análise espacial através de ferramentas de Sistema de Informações Geográficas (SIG). Desta forma, espera-se identificar a tendência do comportamento espacial da mortalidade infantil (MI) no decorrer de cenários a serem definidos com base em dados disponíveis, relacionando a qualidade de vida nos bairros (renda, educação, saneamento básico, entre outros) com diferentes padrões de vida na cidade de Rio Claro/SP para a implementação de propostas de gestão e planejamento relacionados ao atendimento dessa população em especifico. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MARIA APARECIDA VEDOVATO; ROBERTO WAGNER LOURENÇO; MARIA RITA DONALISIO. Análise espacial da mortalidade infantil e suas relações sócio-ambientais na área urbana de Rio Claro, SP, BR. Sociedade e Natureza, v. 23, n. 3, p. 435-451, . (07/53640-6)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
VEDOVATO, Maria Aparecida. A mortalidade infantil e a relação com o espaço geografico na Cidade de Rio Claro, SP, BR. 2009. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Ciências Médicas Campinas, SP.