Busca avançada
Ano de início
Entree

Rede de suporte social dos idosos: familiares não co-residentes: análise do projeto SABE 2006

Processo: 07/53121-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2007
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2009
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Saúde Coletiva - Epidemiologia
Pesquisador responsável:Maria Lúcia Lebrão
Beneficiário:Soraya Martins de Alencar
Instituição Sede: Faculdade de Saúde Pública (FSP). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Envelhecimento   Envelhecimento da população   Apoio social   Acesso aos serviços de saúde   Saúde do idoso   Família   Idosos
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Apoio Social | Envelhecimento | Idoso

Resumo

Tendo em vista que a principal fonte de apoio social do idoso corresponde à sua família, este projeto de pesquisa centra-se na questão do apoio social proveniente dos familiares que não residem com os idosos, buscando detectar a composição da rede social e o apoio existente entre eles, e sua influência na percepção e situação de saúde do idoso. Este projeto é um recorte do projeto Saúde, Bem-estar e Envelhecimento - SABE, que é um estudo longitudinal realizado desde o ano 2000 com idosos na cidade de São Paulo, coordenado pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo - USP, com o apoio da Organização Pan-americana da Saúde - OPAS, e financiado pelo Ministério da Saúde e pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - FAPESP. Para este projeto serão analisadas as variáveis do projeto SABE que forneçam as informações pessoais dos idosos, suas condições de saúde, estado funcional e uso e acesso aos serviços de saúde. E relacionar estas informações com a rede de apoio social do idoso que tem familiares que não reside com ele, os tipos de apoio social existentes, sua freqüência e também os sentimentos resultantes desses apoios. As informações coletadas serão importantes no sentido de se analisar como as fontes de apoio social e a rede social do idoso, existentes não só no domicílio em que reside, podem ou não influenciar nas suas condições de saúde e sua relevância para a formulação e intervenção de políticas de saúde. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
ALENCAR, Soraya Martins de. Rede de apoio social dos idosos no município de São Paulo: estudo SABE. 2009. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Saúde Pública (FSP/CIR) São Paulo.