Busca avançada
Ano de início
Entree

Teste de condutividade elétrica para semente de milho e de soja armazenadas em baixa temperatura (10°C)

Processo: 07/53436-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2007
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2009
Área de conhecimento:Ciências Agrárias - Agronomia - Fitotecnia
Pesquisador responsável:Roberval Daiton Vieira
Beneficiário:Mariana Silva Rosa
Instituição Sede: Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias (FCAV). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Jaboticabal. Jaboticabal , SP, Brasil
Assunto(s):Zea mays   Armazenamento   Glycine max
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Armazenamento | Deterioracao | Glycine Max | Repouso Das Sementes | Vigor | Zea Mays

Resumo

O teste de condutividade elétrica é recomendado para avaliar o vigor de sementes de ervilha e sugerido para soja. Entretanto, alguns cuidados devem ser tomados na condução do mesmo. Assim, o presente trabalho tem por objetivo verificar a viabilidade do teste de condutividade elétrica para sementes de milho e soja armazenadas a 10ºC em câmara fria e submetidas a períodos de repouso antes da avaliação da condutividade. Serão utilizados cinco lotes de sementes para cada cultura, com diferentes níveis de vigor. Após as avaliações iniciais as sementes serão armazenadas durante o período de 16 meses. Desse modo, serão realizadas análises laboratoriais preliminares (teor de água; germinação e vigor: envelhecimento acelerado; teste de frio e condutividade elétrica) que serão repetidas periodicamente aos quatro, oito, 12 e 16 meses de armazenamento a 10ºC. A partir da segunda avaliação (aos quatro meses) será inserida nova variável para o teste de condutividade elétrica, o período de repouso ou descanso das sementes após a retirada da câmara fria. Os períodos propostos para este estudo são 0, 6, 12 e 24 horas, que serão testados em duas diferentes temperaturas, 20ºC e temperatura ambiente de laboratório (25 - 30ºC). A análise estatística será realizada ao final de cada avaliação (análise parcial) e ao final do período de armazenamento de 16 meses (análise total), utilizando-se todos os dados obtidos. Será utilizado o delineamento inteiramente casualizado (DIC) em esquema fatorial 4x2x4, para cada lote de semente. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
ROSA, Mariana Silva. Teste de condutividade elétrica para sementes de milho e de soja armazenadas sob baixa temperatura. 2009. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias. Jaboticabal Jaboticabal.