Busca avançada
Ano de início
Entree

Foto 0/ foto 1: a fotografia digital como pratica cultural na comunicacao contemporanea.

Processo: 07/56092-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de fevereiro de 2008
Data de Término da vigência: 30 de abril de 2010
Área de conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Comunicação - Teoria da Comunicação
Pesquisador responsável:Mauro Wilton de Sousa
Beneficiário:Wagner Souza e Silva
Instituição Sede: Escola de Comunicações e Artes (ECA). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Fotografia   Novas tecnologias   Práticas culturais
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Fotografia | Novas Tecnologias | Praticas Culturais | Producao Fotografica | Recepcao Mediatica | Teoria Da Comunicacao

Resumo

A tecnologia digital trouxe mudanças significativas nos processos de construção e recepção no campo da fotografia. Os avanços na área colaboram para uma crescente simplificação dos procedimentos técnicos de produção, e diluem a autonomia fotográfica num contexto mais amplo de sistemas audiovisuais, o que faz com que a fotografia se torne uma prática muito mais conectada à subjetividade de seu usuário do que à objetividade de sua representação técnica da realidade. Os questionamentos a respeito da dimensão do real, com base no campo da representação, abrem espaço à abordagem da simulação e às novas imagens fotográficas numéricas, se permitido a possibilidade de um grande número de parcerias técnicas nos âmbitos da produção e da expressão social. Este desenvolvimento de possibilidades fotográficas se manifesta como constitutivo de novas e diversas práticas culturais, revelando a contemporaneidade das relações com os contextos político, econômico e cultural, na qual se insere, redefinindo, no caso, a relação homem-máquina onde igualmente se situa. É neste contexto que o presente projeto se propõe a indagar sobre o estatuto da fotografia contemporânea, observando o aprimoramento de suas bases tecnológicas que parecem redefinir alguns paradigmas que estruturam sua prática, sobretudo no campo da comunicação, mas ao mesmo tempo reconhecendo um contexto social de demandas que leva ao primado da subjetividade e à independência da tecnologia. O estatuto da fotografia, nesse contexto, seria outro. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SILVA, Wagner Souza e. Foto 0/Foto 1. 2010. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Escola de Comunicações e Artes (ECA/SBD) São Paulo.