Busca avançada
Ano de início
Entree


Foto 0/Foto 1

Texto completo
Autor(es):
Wagner Souza e Silva
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Tese de Doutorado
Imprenta: São Paulo.
Instituição: Universidade de São Paulo (USP). Escola de Comunicações e Artes (ECA/SBD)
Data de defesa:
Membros da banca:
Mauro Wilton de Sousa; Norval Baitello Junior; Silvia Regina Ferreira de Laurentiz; Arlindo Ribeiro Machado Neto; Fernando Cury de Tacca
Orientador: Mauro Wilton de Sousa
Resumo

Desde seu surgimento, a fotografia e seu caráter híbrido, delineado pela conjunção entre ciência e arte, foi mais assimilada como ferramenta tecnológica a serviço desses conhecimentos, e não como um fenômeno originariamente capaz de questionar seus lugares dentro do pensamento ocidental; este, reflexo de um determinado projeto moderno de investigação e vivência. Tomandose como eixo de análise a pontuação de alguns aspectos de sua trajetória tecnológica e de sua inserção social, o presente estudo objetiva examinar bases filosóficas para a compreensão da fotografia em sua configuração digital contemporânea, apoiando-se em modelos interpretativos propostos por Roland Barthes e Vilém Flusser, mas também buscando aporte teórico no pensamento de Martin Heidegger. Entende-se que o universo digital, sobretudo se observados os processos de hibridação e as interconexões facilitadas por certas especificidades do numérico, estabelece a ambiência necessária para que a fotografia e seus desdobramentos, as tecnoimagens, possam ser usufruídas dentro de suas perspectivas mais originais e elementares. (AU)

Processo FAPESP: 07/56092-0 - Foto 0/ foto 1: a fotografia digital como pratica cultural na comunicacao contemporanea.
Beneficiário:Wagner Souza e Silva
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Doutorado