Busca avançada
Ano de início
Entree

Na pauta da educação em ciências: discussão de controvérsias científicas na televisão

Processo: 07/00660-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de julho de 2007
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2010
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Pesquisador responsável:Henrique César da Silva
Beneficiário:Mariana Brasil Ramos
Instituição Sede: Instituto de Geociências (IG). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Discurso   Geociências   Ensino de ciências   Linguagem   Televisão
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Discurso | ensino de ciencias | Geociências | Linguagem | produção científico-tecnológica | televisão | Educação em Ciências

Resumo

Por acreditarmos que a televisão constitui-se numa forma importante de leitura sobre ciência e tecnologia (C&T) dos estudantes de ciências, nos propomos a investigar que efeitos de leitura um trabalho mediado em sala de aula, que explicite aspectos das condições de produção dos discursos televisivos, provocaria na constituição do imaginário dos estudantes sobre televisão, ciência e tecnologia. Para tal, propomos dois estudos de caso que condensem construção e aplicação de dois planos de ensino abordando controvérsias científicas de grande repercussão midiática. Os temas escolhidos para esta proposta são mudanças climáticas e evolução e serão trabalhados em aulas de geografia e biologia, respectivamente, em duas escolas do estado de São Paulo. Compreendemos que a introdução da discussão dos discursos televisivos sobre estes temas num espaço de educação formal possa contribuir para uma ampliação e para deslocamentos de sentidos sobre ciência e tecnologia e, principalmente, sobre as diversas formas de circulação de conhecimento, questionando-se, no caso, a televisão. Este projeto se baseia em pressupostos teórico-metodológicos de estudos discursivos, principalmente, nos trabalhos de Michel Pêcheux e Eni P. Orlandi, no que diz respeito às relações entre a linguagem e sua materialidade discursiva, que é de natureza histórica. O pressuposto central desse trabalho é o de que os meios não são indiferentes aos sentidos. No que diz respeito, mais especificamente, ao enlace entre estas teorias e suas relações com discursos científicos e a escola, baseamos nosso trabalho numa compreensão de que existem diversos modos de circulação dos sentidos no espaço das aulas de ciências sendo que este referencial de análise nos auxilia na investigação de parte deles.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
RAMOS, Mariana Brasil. Na pauta das aulas de ciências: discussão de controvérsias científicas na televisão. 2010. Tese de Doutorado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Geociências Campinas, SP.