Busca avançada
Ano de início
Entree

A efetividade da estimulacao eletrica neuromuscular na reabilitacao de pacientes com osteoartrite do joelho: ensaio clinico randomizado.

Processo: 07/57563-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2008
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2010
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Fisioterapia e Terapia Ocupacional
Pesquisador responsável:Virginia Fernandes Moça Trevisani
Beneficiário:Aline Mizusaki Imoto
Instituição Sede: Escola Paulista de Medicina (EPM). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus São Paulo. São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Estimulação elétrica   Osteoartrite   Idosos   Joelho
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Estimulacao Eletrica | Idosos | Joelho | Osteoartritr | Osteoartrose | Quadriceps

Resumo

A osteoartrite (OA) é responsável por 7,5% de todos os afastamentos do trabalho; é a segunda doença entre as que justificam o auxílio-inicial, com 7,5% do total; é a segunda também em relação ao auxílio-doença com 10,5%; é a quarta a determinar aposentadoria (6,2%). O paciente pode apresentar dor articular, sensibilidade, limitação de movimento, crepitação e edema ocasional. Em pacientes com OA do joelho, os exercícios voluntários e a estimulação elétrica neuromuscular (EENM) tem o objetivo de atuar em disfunções causadas pela doença como: a hipotrofia muscular do quadríceps e déficit proprioceptivo. Objetivo: Verificar o efeito da EENM, exercícios voluntários e orientação na melhora da função, diminuição da dor e melhora da força muscular de indivíduos com OA. Baseado em cálculo de tamanho amostrai, o número de indivíduos por grupo será de 40 pacientes. Serão incluídos indivíduos de ambos os gêneros, diagnóstico clínico e radiológico confirmado de OA do joelho segundo os critérios da American College of Rheumatology (ACR).Os pacientes serão randomizados em 3 grupos: 1- EENM muscular por 8 semanas 3x/semana, 3x15 repetições associada à contração voluntária, 2- Realização de exercícios voluntários de quadríceps e bicicleta 2x por semana por 8 semanas. Grupo 3: orientação. Os desfechos analisados serão 1. Timed up and go test, Escala Analógica Visual, b) Secundários: Escalas funcionais: Lequesne, Womac, ADLS e 3. Questionário de qualidade de vida: SF-36. Os pacientes serão avaliados no início da intervenção e ao final de 2 meses. O avaliador será cego a intervenção realizada com o paciente. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)