Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliacao de novos protocolos visando induzir e sincronizar ovulacoes em eguas.

Processo: 07/57907-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2008
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2010
Área de conhecimento:Ciências Agrárias - Medicina Veterinária - Reprodução Animal
Pesquisador responsável:Marco Antonio Alvarenga
Beneficiário:Gabriel Maksoud Greco
Instituição Sede: Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Botucatu. Botucatu , SP, Brasil
Assunto(s):Ovulação   Hormônio luteinizante   Éguas   Estrógenos
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Deslorelina | Egua | Estrogenio | Hcg | Lh | Ovulacao

Resumo

As taxas de concepção superiores, obtidas quando a deposição do sêmen no trato reprodutivo da fêmea ocorre próximo ao momento ovulatório, tornam o uso de hormônios capazes de induzir e sincronizar a ovulação em éguas extremamente interessante e objeto de estudo. Atualmente, estas drogas têm sido amplamente utilizadas, em especial quando se busca aplicar determinadas biotecnologias como a já consagrada transferência de embriões, bem como a inseminação com sêmen resfriado e congelado. Neste caso em específico, a crio-preservação promove alterações importantes na viabilidade dos espermatozóides, exigindo um controle mais rígido do momento da ovulação por parte do Médico Veterinário. Não obstante, é possível que a indução da ovulação acarrete na obtenção de benefícios secundários, os quais poderiam otimizar os índices de fertilidade. Objetivando-se reduzir o custo e melhorar a eficiência do uso de agentes indutores, são necessários experimentos avaliando os efeitos da aplicação de: doses inferiores àquelas recomendadas, associações entre drogas e substâncias alternativas. O presente estudo busca comparar o efeito da aplicação da gonadotrofina coriônica humana, da deslorelina ou de uma associação de ambos, seja nas doses recomendadas ou em sub-doses, sobre a(s): indução e sincronização da ovulação, taxa de desenvolvimento folicular e concentrações circulantes do hormônio luteinizante e de progesterona (no início do diestro). Da mesma forma, almeja verificar o efeito, sobre as características supracitadas, da aplicação de cipíonato de estradiol, seguido ou não da administração de deslorelina. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
GRECO, Gabriel Maksoud. Avaliação de novos protocolos visando induzir e sincronizar a ovulação em éguas. 2010. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia. Botucatu Botucatu.