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As historias que a capoeira canta: a construcao imagetica da questao racial nas letras das cancoes de capoeira na cidade de salvador entre 1930 e 1960

Processo: 08/51561-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2008
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2010
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Antropologia - Antropologia das Populações Afro-brasileiras
Pesquisador responsável:Lilia Katri Moritz Schwarcz
Beneficiário:Jorge Mauricio Herrera Acuña
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Identidade nacional   Capoeira   Música   República
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Capoeira | Construcao Imagetica | Identidade Nacional | Musica | Questao Racial | Republica

Resumo

O presente estudo tem por objetivo realizar um levantamento sistemático dos primeiros registros escritos e audiovisuais das músicas de capoeira, tomando como referência a cidade de Salvador entre o período de 1930 a 1960. Entende-se que as letras de tais músicas são fontes privilegiadas para compreensão de uma certa representação das relações entre negros e brancos naquele período. Na análise, atenta ao ponto de vista do nativo, espera-se dar relevo a compreensão especifica de certos grupos sociais sobre a relação entre negros e brancos no contexto de modernização que o Brasil viveu a partir dos anos 30. (AU)

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Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
ACUÑA, Jorge Mauricio Herrera. Entre rodas de capoeira e círculos intelectuais: disputas pelo significado da capoeira no Brasil (1930-1960). 2011. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH/SBD) São Paulo.