Busca avançada
Ano de início
Entree

Mulheres com câncer de mama: a vivência do apoio social e familiar durante o tratamento

Processo: 08/52000-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2008
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2010
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Tratamento e Prevenção Psicológica
Pesquisador responsável:Manoel Antônio dos Santos
Beneficiário:Daniela Cristina Mucinhato Ambrósio
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Psico-oncologia   Fenomenologia (psicologia)   Neoplasias mamárias   Mulheres   Família
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Apoio Familiar | Fenomenologia | Neoplasia Mamaria

Resumo

Um exame da literatura nacional e internacional evidencia uma quantidade considerável de publicações científicas dedicadas às repercussões psicológicas do câncer de mama e de seu tratamento. No entanto, a abordagem das questões relacionadas ao apoio familiar, na perspectiva da mulher acometida, é ainda pouco investigada. Para fundamentar as ações de saúde e de cuidado integralizado em saúde toma-se necessária a realização de estudos que busquem compreender de que modo o apoio dos membros da família pode contribuir para minimizar as repercussões do diagnóstico e do tratamento da neoplasia mamaria para a paciente. Isso é importante na medida em que permite aprofundar o conhecimento das necessidades que emergem no contexto do cuidado. Nesse sentido, o presente estudo tem por objetivo compreender como a mulher que se encontra em processo de reabilitação do câncer de mama vivência o cuidado que lhe é oferecido por seus familiares, particularmente em relação ao apoio percebido. Participarão do estudo pacientes submetidas à mastectomia no período de um a cinco anos, assistidas por um núcleo de reabilitação de mulheres mastectomizadas da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto. Para alcançar o objetivo proposto será utilizada a Fenomenologia enquanto referencial teórico-metodológico de pesquisa qualitativa: Dentro desse enfoque, serão realizadas entrevistas individuais, audiogravadas mediante o consentimento das colaboradoras, desenvolvidas a partir de uma questão norteadora: Conte-me como você tem vivenciado o apoio familiar desde que soube que estava com câncer de mama e o que isso significa para você. Tais entrevistas serão posteriormente transcritas na íntegra e analisadas segundo o referencial metodológico adotado, com o propósito de extrair as unidades de significado, que permitirão a redução fenomenológica. Espera-se que o conhecimento resultante desse estudo possa ajudar os profissionais a potencializar seus recursos e instrumentalizar suas práticas, de modo a colaborar com o penoso processo de enfrentamento da situação de adoecimento, direcionando ações que incluam aspectos relacionados à família e suas necessidades psicossociais. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
AMBRÓSIO, Daniela Cristina Mucinhato. Mulheres com câncer de mama: a vivência do apoio social e familiar durante o tratamento. 2010. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (PCARP/BC) Ribeirão Preto.