Busca avançada
Ano de início
Entree

Diversidade de anfíbios anuros e lagartos de serrapilheira numa paisagem fragmentada em Ribeirão Grande, São Paulo

Processo: 06/58584-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2007
Vigência (Término): 31 de agosto de 2009
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Ecologia - Ecologia Aplicada
Pesquisador responsável:Jaime Aparecido Bertoluci
Beneficiário:Roberta Thomaz Bruscagin
Instituição-sede: Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ). Universidade de São Paulo (USP). Piracicaba , SP, Brasil
Assunto(s):Ecologia da paisagem   Mata Atlântica   Biodiversidade   Anura   Lagartos   Conservação dos recursos naturais   Fragmentos florestais   Conectividade (ecologia)

Resumo

Esse estudo tem como objetivo relacionar a diversidade de sapos e lagartos de serrapilheira com o tamanho e grau de conectividade de fragmentos florestais dando continuidade aos estudos realizados pelo projeto temático "Conservação da Biodiversidade em Paisagens Fragmentadas no Planalto Atlântico de São Paulo" (Processo Fapesp no 99/05123-4). A amostragem de anuros e lagartos será realizada em uma paisagem fragmentada no município de Ribeirão Grande adjacente ao Parque Estadual de Intervales/Fazenda Paraíso utilizando a fazenda como área de mata contínua (controle) por dois anos consecutivos. Os lagartos e anuros serão amostrados por meio de armadilhas de interceptação e queda ("pitfall traps") instaladas em 15 fragmentos e em 6 localidades na área controle. Além das características da estrutura e configuração da paisagem, como o tamanho dos fragmentos e a conectividade, outras variáveis ambientais que podem influenciar a distribuição e abundância dos anuros e lagartos também serão analisadas, como a cobertura e altura da serrapilheira, proximidade à riachos e grau de perturbação antrópica. Este estudo será realizado em colaboração com o projeto de pós- doutorado "Diversidade de anuros e lagartos de serrapilheira em Paisagens Fragmentadas no Planalto Atlântico de São Paulo - estudo comparativo em três paisagens" de Marianna Dixo, para a formulação de diretrizes de conservação da diversidade biológica em paisagens fragmentadas do Planalto Atlântico de São Paulo. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
BRUSCAGIN, ROBERTA THOMAZ; DIXO, MARIANNA; FAMELLI, SHIRLEY; BERTOLUCI, JAIME. Patch size effects on richness, abundance, and diversity of leaf-litter lizards from Atlantic rainforest fragments. SALAMANDRA, v. 53, n. 1, p. 59-65, FEB 15 2017. Citações Web of Science: 0.
BRUSCAGIN, ROBERTA THOMAZ; CONDEZ, THAIS HELENA; DIXO, MARIANNA; BERTOLUCI, JAIME. Diversity of leaf-litter anurans in a fragmented landscape of the Atlantic Plateau of Sao Paulo State, southeastern Brazil. Journal of Natural History, v. 48, n. 35-36, p. 2219-2234, 2014. Citações Web of Science: 0.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
Diversidade de anfíbios anuros e lagartos de serapilheira em uma paisagem fragmentada de Ribeirão Grande, São Paulo. 2010. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz Piracicaba.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.