Busca avançada
Ano de início
Entree

Caracterizacao do comportamento materno e suas implicacoes no desenvolvimento fisico, sexual inicial, reprodutivo e hormonal da prole feminina de ratas ucha e uchb (consumidoras voluntarias de...

Processo: 07/59355-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de junho de 2008
Vigência (Término): 21 de abril de 2010
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Saúde Materno-infantil
Pesquisador responsável:Francisco Eduardo Martinez
Beneficiário:João Paulo de Arruda Amorim
Instituição Sede: Instituto de Biociências (IBB). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Botucatu. Botucatu , SP, Brasil
Assunto(s):Comportamento materno   Reprodução
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Comportamento Materno | Consumo De Etanol | Relacao Mae Filhote | Reproducao

Resumo

O alcoolismo é definido como uma síndrome multifatorial que compromete os aspectos físicos, mental e social do indivíduo. Embora a prevalência do consumo de etanol seja significativamente menor entre as mulheres, o impacto do etanol no organismo feminino acarreta rápida progressão das doenças decorrentes do seu uso, incluindo o aspecto reprodutivo. Estudos realizados com mães dependentes de etanol demonstraram que elas apresentam maior dificuldade em cuidar de suas crianças, quando comparadas às mães não dependentes, evidenciando, dessa forma, um distúrbio no comportamento materno durante o período pós-natal, que corresponde ao período onde as primeiras ligações sociais do animal são formadas e o organismo está muito sensível aos efeitos de estímulos ambientais. Vários estudos têm documentado o uso de etanol durante a gravidez e sua conseqüência na saúde do infante, porém pouca atenção tem sido dada à relação materno-infantil e as diferenças naturais desse comportamento durante o período pós-natal e a sua influência sobre a prole. O presente trabalho tem o objetivo de caracterizar o comportamento materno das ratas das linhagens bebedoras voluntárias de etanol (UChA e UChB) e o início do desenvolvimento físico, sexual, reprodutivo e hormonal da prole feminina. O comportamento será avaliado observando os seguintes parâmetros: (carregar, lamber, amamentar com o dorso arcado, amamentar passivamente e não contato), o desenvolvimento físico constará dos dados de: dia do nascimento dos pelos, abertura dos olhos e descolamento de orelhas, e o sexual inicial apresentará: dia da abertura vaginal e idade do primeiro estro) e o perfil hormonal constará os níveis sangüíneos de FSH, LH, ß-estradiol, progesterona, corticosterona e ACTH. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
AMORIM, JOAO P. A.; CHUFFA, LUIZ G. A.; TEIXEIRA, GIOVANA R.; MENDES, LEONARDO O.; FIORUCI, BEATRIZ A.; MARTINS, OTAVIO A.; MELLO JUNIOR, WILSON; ANSELMO-FRANCI, JANETE A.; PINHEIRO, PATRICIA F. F.; MARTINEZ, MARCELO; et al. Variations in maternal care alter corticosterone and 17beta-estradiol levels, estrous cycle and folliculogenesis and stimulate the expression of estrogen receptors alpha and beta in the ovaries of UCh rats. Reproductive Biology and Endocrinology, v. 9, . (08/56229-8, 07/59355-1)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.