Busca avançada
Ano de início
Entree

Formacao de professores: o computador como recurso para o processo de alfabetizacao.

Processo: 07/57278-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2008
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2010
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação
Pesquisador responsável:Elisa Tomoe Moriya Schlünzen
Beneficiário:Liliane da Silva Santos
Instituição Sede: Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Presidente Prudente. Presidente Prudente , SP, Brasil
Assunto(s):Alfabetização   Objetos de aprendizagem
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Alfabetizacao | Construcionismo | Objetos De Aprendizagem | Tic

Resumo

A introdução das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) na educação é um processo que requer mudanças em toda a comunidade escolar, para cumprir seu verdadeiro papel que prevê que o aluno, através do uso do computador, construa seu conhecimento a partir da construção de produtos palpáveis e de interesse próprio, favorecendo o processo de ensino e aprendizagem. O mesmo acontece com a alfabetização, que há muito deixou de ser apenas as capacidades de ler e escrever. Desse modo, o objetivo desta pesquisa consiste em verificar como usar as TIC no processo de alfabetização, mais especificamente os objetos de aprendizagem (OA), softwares educativos e a Internet, para investigar se o trabalho com o computador, baseado na construção de um ambiente Construcionista, Contextualizado e Significativo (CCS) promove uma melhor aprendizagem. Para tanto, será acompanhada uma sala de alfabetização de uma escola de ensino regular, em que, apenas metade dos alunos usarão as TIC, e os outros alunos não usarão, para posterior análise e comparação entre os resultados obtidos com e sem a aplicação das TIC. Espera-se que esta pesquisa traga reflexões de como usar os recursos tecnológicos para melhorar o processo educacional e a aprendizagem, no intuito de auxiliar o processo de alfabetização dos alunos, pois as TIC, assim como a alfabetização, contribuem para a expansão do acesso à informação, à comunicação e do estabelecimento de novas relações com o saber, que ultrapassam os limites da escola, alcançando outros espaços produtores de conhecimento. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)