Busca avançada
Ano de início
Entree

O tocador pelo pincel: música e sensorialismo na produção visual a partir da Belle Époque no Brasil

Processo: 07/59565-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de junho de 2008
Data de Término da vigência: 31 de janeiro de 2012
Área de conhecimento:Ciências Humanas - História - História Moderna e Contemporânea
Pesquisador responsável:Ulpiano Toledo Bezerra de Meneses
Beneficiário:Marcelo Róbson Téo
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Cultura popular   Arte brasileira   Modernismo   Música   Nacionalismo   Pinturas (arte)
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Arte Brasileira | Cultura Popular | Modernismo | Musica | Nacionalismo | Pintura

Resumo

Esta pesquisa propõe um estudo dos papéis da música e da cultura popular nas discussões sobre a nacionalidade brasileira durante as décadas de 1920, 30 e 40. Este período foi marcado pela tensão entre o desejo de modernidade urbana e as investidas rumo à identidade nacional, elaborada a partir de referências da cultura popular. Tal ambiguidade, símbolo desta etapa de nossa modernidade artística, parece ter sido desenvolvida a partir das tensões que circundavam a música, bem como das formas que a arte e a crítica trataram destas questões. Os gestos e a musicalidade presente nas festas e na cultura popular foram alvos de pesquisas e sínteses, apresentando-se como direções possíveis na elaboração de um Brasil ideal que, para os modernos, precisava ser reformado. Pretende-se verificar como a pintura brasileira desse período -sobretudo no eixo Rio de Janeiro - São Paulo - se conecta com a música e as tensões a ela associadas (popular x erudito; nacional x estrangeiro; rural x urbano; artesanal x indústria), entendendo que na relação entre estas duas artes encontram-se pistas significativas para a compreensão do processo de constituição do campo artístico brasileiro, bem como suas conexões e implicações como componente do quadro social de então. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
TÉO, Marcelo Róbson. O tocador pelo pincel: o sonoro, o visual e a sensorialidade, do Modernismo à Era Vargas. 2012. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH/SBD) São Paulo.