Busca avançada
Ano de início
Entree

Vinte anos depois: historias de fracasso escolar revisitadas.

Processo: 08/51635-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2008
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2010
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Fundamentos da Educação
Pesquisador responsável:Denise Trento Rebello de Souza
Beneficiário:Daniele Kohmoto Amaral
Instituição Sede: Faculdade de Educação (FE). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Psicologia escolar   Fracasso escolar
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Educacao | Fracasso Escolar | Psicologia Escolar | Trajetoria De Escolarizacao

Resumo

Este projeto de pesquisa centra-se em um aspecto até então pouco explorado no campo da pesquisa educacional brasileira ao se voltar para as formas como as experiências de fracasso escolar nos anos iniciais de escolarização repercutem na história escolar e na vida dos indivíduos. Para tanto, pretende-se partir e dar continuidade aos estudos de caso de Ângela, Augusto, Nailton e Humberto, realizados no âmbito da clássica investigação sobre fracasso escolar desenvolvida por Patto (1990). Busca-se entender e aprofundar a discussão sobre as sutilezas e os meandros de como se desenvolveram as trajetórias de crianças que tiveram sucessivas reprovações na 1a série do ensino fundamental, o que poderá contribuir para a problematização do fracasso escolar no Brasil. A coleta e a análise dos dados serão realizadas ao longo de dois anos e contemplarão: 1) localização dos sujeitos; 2) realização de visitas domiciliares e entrevistas semi-estruturadas; 3) análise dos registros e transcrições. O material empírico será analisado a partir das contribuições críticas da Psicologia Escolar e da Educação, com destaque para Zago (2007, 2003a); Sawaya (2002); Charlot (2001, 2000); Patto (2000a, 2000b, 1990). (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
AMARAL, Daniele Kohmoto. Histórias de (re)provação escolar: vinte e cinco anos depois. 2010. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Educação (FE/SBD) São Paulo.