Busca avançada
Ano de início
Entree

A familia e a obesidade morbida: um estudo da dinamica familiar a partir do discurso de pacientes submetidos a cirurgia bariatrica.

Processo: 07/57258-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2008
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2010
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Tratamento e Prevenção Psicológica
Pesquisador responsável:Francisco Hashimoto
Beneficiário:Giselha Aparecida Golfetti
Instituição Sede: Faculdade de Ciências e Letras (FCL-ASSIS). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Assis. Assis , SP, Brasil
Assunto(s):Obesidade mórbida   Família   Cirurgia bariátrica
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Cirurgia Bariatrica | Familia | Obesidade Morbida | Processo De Luto

Resumo

A presente pesquisa objetiva uma investigação compreensiva da dinâmica familiar dos pacientes obesos mórbidos, que passaram pela cirurgia de redução de estômago. Visando contribuições que este estudo pode trazer para o referido tema, pretende-se pesquisar como são vivenciadas as possíveis e prováveis transformações ocorridas em suas relações familiares, assim como as limitações às quais o sujeito se vê forçado a encarar a partir da perda de parte do estômago. Tal objetivo será alcançado através de estudo com 4 pacientes do ambulatório de obesidade mórbida junto a Faculdade de Medicina de Marília (FAMEMA), hospital esse que é referência regional. A incidência da obesidade entre as populações cresce a cada dia e se torna um grave problema de saúde pública. Além da modificação dos hábitos alimentares e estilo de vida das famílias, outra solução encontrada para este problema foi à cirurgia bariátrica; alternativa essa que vem sendo muito utilizada nos últimos anos. Considerando o indivíduo e o meio em que está inserido, a obesidade é vista como sendo produzida a partir de fatores culturais, biológicos e psicológicos diversos; o recorte no qual está centrada a pesquisa é de ordem psicológica tomando por base o referencial teórico psicanalítico com enfoque nos pressupostos da teoria de família. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
GOLFETTI, Giselha Aparecida. Família e obesidade: um estudo psicanalítico a partir do discurso de pacientes submetidos a gastroplastia. 2009. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Ciências e Letras. Assis Assis.