Busca avançada
Ano de início
Entree

Traducao, adaptacao transcultural e validacao do questionario shoulder pain and disability index (spadi) para a lingua portuguesa: spadi-brasil.

Processo: 07/57692-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2008
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2010
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Fisioterapia e Terapia Ocupacional
Pesquisador responsável:Anamaria Siriani de Oliveira
Beneficiário:Jaqueline Martins Priuli
Instituição Sede: Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Confiabilidade   Validade   Adaptação transcultural   Ombro
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Adaptacao Transcultural | Confiabilidade | Ombro | Responsividade | Spadi | Validade

Resumo

O objetivo deste projeto é realizar a tradução, adaptação transcultural e validação do questionário Shoulder Pain and Disability Index (SPADI), desenvolvido para avaliara dor e incapacidade dos pacientes com disfunções no ombro, a fim de contribuir para avaliação das medidas subjetivas relacionadas ao ombro, bem como permitir a comparação entre diferentes estudos e tratamentos. A obtenção da versão brasileira do SPADI (SPADI-Brasil) será baseada em uma metodologia internacionalmente aceita. Para tanto, o SPADI-Brasil será aplicado em uma amostra inicial de 20 indivíduos com disfunção de ombro e o procedimento será repetido até que todas as questões sejam compreendidas por 20% ou mais dos indivíduos. A validação do SPADI-Brasil será estabelecida através da avaliação da confiabilidade, validade de constructo e responsividade. Para avaliação da confiabilidade, o SPADI-Brasil será aplicado duas vezes, na primeira avaliação e após 3-4 dias pelo mesmo examinador. A validade de constructo será obtida pela comparação do SPADI-Brasil com os questionários DASHI brasileiro e Brasil SF-36. A análise da responsividade será realizada pela comparação entre os dados obtidos pelo SPADI-Brasil na primeira avaliação e após 4 semanas de tratamento. A análise descritiva dos dados será realizada para caracterização dos indivíduos e serão utilizados o Coeficiente de Correlação Intraclasse (ICC) para o cálculo da confiabilidade e o Coeficiente de Correlação de Pearson para o cálculo da validade de constructo. Também serão calculados a consistência interna, através do alfa de Conbrach, e o Erro Padrão da Medida (EPM). Para análise da responsividade serão utilizados o tamanho do efeito (TE), a média de resposta padronizada (MMP) e a mínima diferença clinicamente importante (MDCI). (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)