Busca avançada
Ano de início
Entree

Detecção de micrometástases de neoplasmas mamários espontâneos em linfonodos de cadelas por meio do receptor CD44

Processo: 07/57894-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2008
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2010
Área de conhecimento:Ciências Agrárias - Medicina Veterinária - Patologia Animal
Pesquisador responsável:Antonio Carlos Alessi
Beneficiário:Geórgia Modé Magalhães
Instituição Sede: Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias (FCAV). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Jaboticabal. Jaboticabal , SP, Brasil
Assunto(s):Neoplasias em animal   Cães   Neoplasias mamárias   Metástase neoplásica   Linfonodos   Antígenos CD44
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Cao | Cd44 | Linfonodos | Metastase | Neoplasia Mamaria | Tumores

Resumo

Os cães prestam-se como modelos apropriados ao estudo de neoplasias, especialmente mamárias. Esta aplicabilidade deve-se à alta incidência de neoplasia mamaria em cadelas e também à semelhança do comportamento biológico desse tipo de tumor, quando diversos aspectos são comparados entre as espécies canina e humana. A invasão e a metástase são características biológicas importantes dos tumores malignos mamários e influenciam diretamente no prognóstico. A disseminação dos neoplasmas pela corrente linfática ainda não está completamente elucidada, mas sabe-se que é a via mais comum e talvez o primeiro local a se encontrar a implantação de células malignas. Sendo assim o estudo das micrometastases em linfonodos drenantes do tumor torna-se uma ferramenta útil no tratamento desta doença. Serão analisados, por meio de imunoistoquímica, em cortes de neoplasias mamárias caninas e em linfonodos, células com marcadores envolvidos no processo de metástase, - CD44, VEGF, Metaloproteinase e E-caderina. Procurar-se-ão relações de sua presença com o comportamento desses tumores nas cadelas, com vistas a fornecer elementos que levem a aperfeiçoamentos no prognóstico e no tratamento, além de melhorar a compreensão de sua biologia. Ao mesmo tempo, informações poderão ser colocadas em paralelo com as observadas na mulher, colaborando para o desenvolvimento do modelo. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
MAGALHÃES, Geórgia Modé. Imunomarcação de micrometástases de neoplasias mamárias espontâneas em linfonodos de cadelas por meio do receptor CD44. 2010. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias. Jaboticabal Jaboticabal.