Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo de salmonella typhimurium de origem aviaria: perfil genotipico, colonizacao, invasao e ativacao da resposta imune.

Processo: 06/58670-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2008
Data de Término da vigência: 31 de janeiro de 2009
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Microbiologia
Pesquisador responsável:Antonio José Piantino Ferreira
Beneficiário:Lidiane Mota Martins
Instituição Sede: Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Salmonella typhimurium   Genes de virulência   Citocinas   Virulência
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Anticorpos Especificos | Citocinas | Genes De Virulencia | Patogenicidade | Salmonella Typhimurium

Resumo

Infecções por Salmonella do grupo paratifóide são de grande preocupação para a indústria avícola por causar perdas econômicas. As salmonelas têm distribuição mundial, sendo carreadas por animais silvestres, seres humanos e animais domésticos, onde as aves são consideradas a principal fonte de toxinfecções alimentares em humanos. Uma característica comum na infecção é a ingestão por via oral, onde a bactéria precisa atravessar à barreira epitelial do intestino antes do início da doença. Salmonella Typhimurium e S. Enteritidis são os sorotipos mais comuns isolados em humanos. As características de virulência da bactéria são importantes para determinar a ocorrência da doença. Os mecanismos de virulência são complexos e ainda pouco definidos. Neste projeto será avaliado a presença de genes para a invasão celular (invA, sopB, sopE1, sptP, sipB, sipC, fimA, agfA, IpfC, sefC, pefA, fliC), a multiplicação intracelular (sifA, mgtC, iroN, sitC), a produção de toxina (cdtB), a sobrevivência dentro de macrófagos (spvC) e um fator transcricional da SPI-2 (slyA), Será determinada a relação entre perfil genotípico da amostra e capacidade de colonizar o ceco e invadir o fígado e baço. A ativação imunológica, através da produção de interleucina-2 (IL-2), ínterleucina-6 (IL-6) e interferon-gama (INF-Υ) e da produção de anticorpos específicos para Salmonella spp. será determinada em pintinhos SPF infectados com amostra que apresentar a maior ou a menor capacidade de colonizar e invadir órgãos. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
MARTINS, Lidiane Mota. Estudo de Salmonella Typhimurium de origem aviária: perfil genotípico, colonização e invasão. 2010. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ/SBD) São Paulo.