Busca avançada
Ano de início
Entree

Militarismo e industrializacao no brasil: o caso do florianismo, do tenentismo e do estado novo.

Processo: 08/50067-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de junho de 2008
Data de Término da vigência: 31 de março de 2011
Área de conhecimento:Ciências Humanas - História - História do Brasil
Pesquisador responsável:Nelson Hideiki Nozoe
Beneficiário:Guillaume Azevedo Marques de Saes
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Tenentismo   Estado Novo (1937-1945)   Militarismo   Brasil   Industrialização
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Brasil | Estado Novo | Florianismo | Industrializacao | Militarismo | Tenentismo

Resumo

Pretendemos, com a pesquisa intitulada "Militarismo e industrialização no Brasil: o caso do florianismo, do tenentismo e do Estado Novo", estudar um projeto de desenvolvimento proposto por importantes setores das Forças Armadas no Brasil e cuja defesa ocorreu de forma mais enfática no florianismo (1891-1897), no tenentismo (1922-1935) e no Estado Novo (1937-1945). Estes movimentos viram no desenvolvimento industrial acelerado a melhor garantia para a implantação de uma estrutura militar sólida para o país. Todavia, este projeto entrou em choque com os interesses das principais frações da elite brasileira, que se apoiavam, do ponto de vista econômico, essencialmente num esquema agro-exportador. Com base na análise de fontes primárias (fundos de personagens históricos), mensagens, relatórios, leis, decretos, assim como da imprensa militar da época, esperamos mostrar que por trás das intervenções militares na política brasileira, no conturbado período situado entre o advento do regime republicano e a queda do Estado Novo, havia um projeto de desenvolvimento alternativo, para não dizer antagônico, ao das frações hegemônicas da elite brasileira. Gostaríamos de contribuir, desta forma, para o entendimento tanto da ação política dos militares brasileiros quanto da natureza do nosso desenvolvimento industrial. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SAES, Guillaume Azevedo Marques de. Militares e desenvolvimento no Brasil: uma análise comparada dos projetos econômicos da oficialidade republicana de fins do século XIX, do tenentismo e da cúpula militar do Estado Novo. 2011. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH/SBD) São Paulo.