Busca avançada
Ano de início
Entree

Direito como integridade e relações de emprego: o princípio de proteção do trabalhador sob sua melhor luz

Processo: 08/51694-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2008
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2009
Área de conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Direito - Direito Privado
Pesquisador responsável:Cassio de Mesquita Barros Junior
Beneficiário:Luisa Gomes Martins
Instituição Sede: Faculdade de Direito (FD). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Contrato de trabalho   Constituição   Direito do trabalho   Relação de emprego   Legislação trabalhista
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Constituicao | Contrato De Trabalho | Direito Do Trabalho | Legislacao Trabalhista | Principio Da Igualdade | Relacao De Emprego

Resumo

Pretende-se construir uma concepção do princípio de proteção do trabalhador coerente com o ordenamento brasileiro, baseada no novo paradigma de objetividade, que compreende a importância da nossa perspectiva no estudo de práticas sociais. Para tanto, será estudado o conceito de direito como integridade, desenvolvido por Ronald Dworkin, e a concepção de igualdade de recursos apresentada pelo mesmo autor. A partir desse estudo serão investigadas as divergências doutrinárias e jurisprudenciais sobre as regras que tradicionalmente compõem o principio protetor "in dúbio pro operário", norma mais favorável e condição mais benéfica. A análise dessas divergências permitirá comprovar a hipótese de que as discussões a cerca do princípio protetor correspondem a uma divergência teórica sobre o que a igualdade requer em nossa sociedade. Ademais, procuraremos demonstrar que as opiniões podem ser divididas em dois grupos, aqueles que defendem que a proteção estatal do trabalhador é necessária, e aqueles que acreditam na valorização da autonomia privada coletiva como forma de equilibrar a desigualdade fática entre empregados e empregador. Nesse sentido, serão investigados os argumentos de cada posição, a fim de determinar seus pressupostos e premissas, para, então, apontar a posição que melhor interpreta o que a melhor concepção de igualdade requer. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
MARTINS, Luisa Gomes. O princípio de proteção em face da flexibilização dos direitos trabalhistas. 2010. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Direito (FD/SBD) São Paulo.