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O psicodiagnostico de rorschach em criancas: caracteristicas afetivas dos seis aos oito anos

Processo: 08/52241-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2008
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2010
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Fundamentos e Medidas da Psicologia
Pesquisador responsável:Sonia Regina Pasian
Beneficiário:Suélen Fernandes
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Crianças   Normas   Técnicas projetivas   Avaliação psicológica
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Avaliacao Psicologica | Criancas | Normas | Personalidades | Psicodiagnostico De Rorschach | Tecnicas Projetivas

Resumo

Apesar da grande importância do Psicodiagnóstico de Rorsehach em processos de avaliação da personalidade e de sua incessante pesquisa em termos internacionais, a realidade brasileira ainda deixa a desejar em termos de avanço científico nesta área. Apesar dos valiosos esforços nacionais na última década, existem poucos trabalhos nacionais voltados à obtenção de padrões normativos do Rorsehach para a população infantil. Esta realidade, por si só, justifica novos investimentos nesta direção, na esperança de caracterizações mais atualizadas do perfil de desempenho das crianças brasileiras no atual contexto sócio-cultural. Preocupados com as qualidades metodológicas e éticas deste método projetivo e tendo constatado, de acordo com a literatura que se pode dispor, insuficiência de trabalhos nessa perspectiva, principalmente no que se refere à população infantil, temos a intenção de buscar novos subsídios técnicos para o adequado uso desta importante técnica de investigação da personalidade, que tem uma linguagem universal, no contexto sócio-cultural contemporâneo. Portanto, o presente trabalho tem como objetivo elaborar padrões normativos do Psicodiagnóstico de Rorsehach (de acordo com a escola francesa) para crianças de seis a oito anos do interior do Estado de São Paulo. A amostra pretendida será composta por 180 crianças com desenvolvimento típico, de ambos os sexos, selecionadas entre as crianças que freqüentam escolas públicas e particulares de Porto Ferreira (SP). Propõe-se, dessa forma, obter referenciais atualizados deste instrumento projetivo, a fim de subsidiar aprimoramento em seus processos analítico-interpretativos na atual realidade contemporânea. (AU)

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Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
FERNANDES, Suélen. Normas de Rorschach em crianças de seis a oito anos. 2010. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (PCARP/BC) Ribeirão Preto.