Busca avançada
Ano de início
Entree

As zonas de sombra da memória (estudo sobre as sedições militares "exaltadas" no Rio de Janeiro de 1831)

Processo: 08/51961-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2008
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2010
Área de conhecimento:Ciências Humanas - História - História do Brasil
Pesquisador responsável:José Carlos Barreiro
Beneficiário:Pedro Zanquetta Junior
Instituição Sede: Faculdade de Ciências e Letras (FCL-ASSIS). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Assis. Assis , SP, Brasil
Assunto(s):Exército   Marinha   Liberalismo   Memória coletiva   Rio de Janeiro   Brasil
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Brasil Regencia | Exercito | Liberalismo | Marinha | Memoria | Rebelioes Regenciais

Resumo

Este trabalho tem como proposta um estudo sobre a memória histórica construída acerca das Sedições Militares, de influência liberal exaltada, ocorridas em julho e outubro de 1831 no Rio de Janeiro pós-Abdicação. Tal estudo pretende analisar, com base nas considerações expostas por François Dosse, Pierre Nora e Hanna Arendt em relação à problematização da memória pela história, as interpretações relativas a esses eventos realizados pela historiografia. Tendo como base a análise realizada em 1871 pelo membro do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro, Manoel Duarte Moreira de Azevedo e o estudo de 1967 do professor da Universidade de São Paulo, Paulo Pereira de Castra publicado na coleção História Geral da Civilização Brasileira, objetiva-se primeiramente, identificar o porquê desses eventos situarem-se em uma zona de sombra e esquecimento dentro da memória nacional e ainda, avaliar, nos momentos em que foram eleitos para uma abordagem, quais traços de seu presente foram buscados pelos autores nas suas construções sobre as Sedições Militares de 1831, visando justificá-los, negá-los ou reconstruí-los de acordo com a temporalidade em questão. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
ZANQUETTA JUNIOR, Pedro. As zonas de sombra da memória: estudo sobre as sedições militares exaltadas no Rio de Janeiro de 1831. 2010. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Ciências e Letras. Assis Assis.